Educação participa de conferência nacional pelo meio ambiente

Quatro trabalhos representam o Município na etapa regional que está ocorrendo nesta quinta-feira (26), no Centro de Inovação
Todas as unidades escolares da rede municipal de Jaraguá do Sul que possuem turmas do 6º ao 9º ano participaram da etapa escolar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A mobilização envolveu estudantes, professores e comunidades escolares em atividades pedagógicas voltadas à educação ambiental e à promoção da justiça climática.
Após as conferências escolares, quatro trabalhos foram selecionados para representar o Município na etapa regional, que está ocorrendo nesta quinta-feira (26), no Centro de Inovação – Novale, com a participação de projetos de outros municípios e da rede estadual de ensino. A conferência é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como um processo pedagógico de formação cidadã e ambiental. A conferência tem como principal objetivo incentivar práticas educativas que transformem as escolas em espaços sustentáveis e resilientes, capazes de responder aos desafios das mudanças climáticas nos territórios onde estão inseridas.
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a VI edição da conferência integra o movimento de preparação para a Conferência do Clima (COP30), que ocorrerá em 2025, em Belém (PA). Estudantes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, podem ser escolhidos como delegados nas etapas regionais e estaduais, representando suas escolas e comunidades.
Desde sua criação, em 2003, a CNIJMA já envolveu mais de 20 milhões de participantes em todo o país, fortalecendo a consciência ambiental e o protagonismo juvenil na construção de um futuro mais justo e sustentável.
Ao produzir conhecimentos e ações locais para o enfrentamento das mudanças climáticas, com base na educação ambiental e nos princípios de equidade, inclusão e diversidade, e na perspectiva da justiça climática, a conferência apoia a participação de crianças, jovens e profissionais da educação na implementação dos ODS. Em especial, destaca-se a contribuição para:
ODS 4: Educação de Qualidade, ao fomentar o conhecimento e a consciência ambiental.
ODS 6: Água Potável e Saneamento, ao abordar questões ambientais que impactam diretamente esses recursos.
ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima, ao incentivar ações locais para mitigar seus efeitos.
ODS 18: Igualdade Étnico-Racial, ao promover uma abordagem inclusiva e diversa na pauta ambiental.