Destaque dos Jasc, nadador jaraguaense inicia nova fase na carreira

Após dois anos no Flamengo, Guilherme Gustavo Kanzler se transferiu para o Minas Tênis Clube. Mesmo defendendo clubes de outros Estados, ele continua representando Jaraguá do Sul nos Jogos Abertos de Santa Catarina

O jaraguaense Guilherme Gustavo Kanzler, vive um novo desafio na carreira. Após dois anos no Flamengo, o nadador se transferiu para o Minas Tênis Clube, outro grande polo da natação brasileira. Mesmo defendendo clubes de outros Estados, ele ainda representa Jaraguá do Sul nos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Inclusive, na edição do ano passado, foi eleito atleta destaque masculino depois conquistar quatro medalhas de ouro nas provas de 200 metros e 400 metros medley, 400 metros e 1.500 metros livre, com direito a três novos recordes. Mas a ligação com o esporte na cidade começou muito antes, quando tinha apenas três anos de idade. Seis temporadas depois, passou a integrar oficialmente a AJINC/Urbano/Secel, iniciando uma trajetória de sucesso com mais de 300 medalhas.
Entre as principais conquistas estão títulos estaduais, brasileiros, medalha de ouro em Campeonato Sul-Americano, além de participações como finalista em Mundial Escolar e Mundial Júnior. “O Guilherme é um exemplo dos tantos talentos revelados na nossa cidade. Ele leva o nome de Jaraguá do Sul para o cenário nacional e internacional, e essa nova etapa da carreira em um clube de referência como o Minas reforça o trabalho sério que é desenvolvido no esporte do nosso município”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Gilberto Gesser.
Novo desafio e passagem pelo Flamengo
Guilherme Kanzler apresentou-se ao novo clube no dia 7 de janeiro e já participa da rotina de treinamentos, com foco nas principais competições do calendário nacional. A primeira grande disputa do ano será o Troféu Maria Lenk, previsto para o mês de maio, evento que reúne os principais nadadores do país.
Os maiores objetivos da temporada incluem a conquista inédita do título de campeão brasileiro absoluto, bem como a aproximação da marca olímpica, com foco no ciclo até os Jogos Olímpicos de 2028. Durante sua passagem pelo Flamengo, o nadador acumulou medalhas em competições absolutas e alcançou, em 2025, o vice-campeonato Pan-Americano Júnior, um dos principais marcos de sua carreira até o momento.