Combate à dengue: Saúde faz novo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti

Ação estratégica busca direcionar de forma mais eficiente as ações de controle, educação em saúde e eliminação de focos, priorizando as áreas com maior risco
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da equipe de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no período de 26 a 30 de janeiro, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ação estratégica para o monitoramento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Ao todo, 4.057 imóveis foram inspecionados durante o levantamento. O LIRAa consiste em visitas técnicas a imóveis previamente selecionados, com o objetivo de identificar a presença de larvas do mosquito e mapear os principais tipos de recipientes que acumulam água e favorecem sua proliferação. A partir dos dados obtidos, é possível direcionar de forma mais eficiente as ações de controle, educação em saúde e eliminação de focos, priorizando as áreas com maior risco.
Durante o levantamento, os principais depósitos identificados foram vasos e frascos com água, pratos de plantas, pingadeiras, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais, materiais armazenados em depósitos de construção, objetos utilizados em práticas religiosas, tanques em obras, borracharias, hortas, calhas, lajes e toldos com desnível, ralos, sanitários em desuso, piscinas sem tratamento adequado, fontes ornamentais, floreiras, vasos em cemitérios e lixo em geral como recipientes plásticos, garrafas e latas, além de sucatas em pátios e ferros-velhos (pontos estratégicos).
“O levantamento é um importante indicador dos criadouros do mosquito que mais predominam na cidade. Isso nos ajuda a antecipar ações de prevenção”, destaca o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.