Biblioteca promove “Biblioterapia” e roda de história nos próximos sábados

Programação fortalece vínculos comunitários por meio da literatura, afeto e cinema
A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa promove eventos nos próximos sábados. No dia 14, às 10 horas, ocorre uma Roda de Histórias aberta ao público. Já no dia 28, também às 10 horas, a agenda da instituição conta com o evento “Biblioterapia”, uma roda de leitura e conversa voltada para mulheres.
O projeto pretende movimentar os espaços públicos para a promoção do cuidado, do sensível e do afeto proporcionados pela literatura. Na ocasião, haverá a exibição do curta-metragem “Nonato, o Barato”.
Agendamentos e exposições – A instituição está com agendamentos abertos para visitas guiadas, exposições temporárias e encontros de grupos (escolas, artistas, escritores e coletivos culturais). Têm prioridade as propostas de cunho literário e artístico, como mostras de fotografias, ilustrações, artes visuais e produções autorais.
As exposições funcionam como estratégias de mediação cultural, consolidando a biblioteca como um espaço de encontro entre ideias e diferentes olhares, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico.
Visitas guiadas – Com um acervo de mais de 30 mil títulos, a Biblioteca Rui Barbosa oferece um percurso que une leitura e patrimônio histórico. O prédio, que já abrigou a antiga estação ferroviária, é peça fundamental no desenvolvimento de Jaraguá do Sul.
Além da sede, a Biblioteca Pública do CEU Mestre Manequinha também recebe grupos para experiências completas, incluindo conversas sobre o direito à leitura e visitas aos projetos integrados do CRAS. O roteiro conta com momentos de convivência, como piqueniques e contação de histórias.
Contatos
- Biblioteca Pública Rui Barbosa: bibliotecapublica@jaraguadosul.sc.gov.br | (47) 2106-8712
- Biblioteca do CEU Mestre Manequinha: bibliotecaceu.atendimento@jaraguadosul.sc.gov.br | (47) 2106-8738
“Nonato, o Barato”, é uma nanossérie com três episódios que mostra Nonato, uma barata que sempre está por perto quando algum ser humano degrada o meio ambiente. Sarcástico, o protagonista observa e comenta as ações humanas prejudiciais ao meio ambiente.
Os episódios promovem reflexões críticas sobre o descuido com a natureza e questões ecológicas. A série já participou de diversos festivais de cinema, como o Festival Taguá de Cinema e o Circuito Penedo de Cinema, onde foi selecionada para mostras competitivas.
A classificação Indicativa é de 10 anos. O filme é um projeto viabilizado com a aplicação de recursos federais da Lei nº 14.017/2020 (Aldir Blanc), e operacionalizado por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul. Foi realizado pela Cia. Artística Avenida Lamparina com a Co-Produção do Ateliê Lu Antunes e Apneia Filmes.