Alunos da Rede Municipal desenvolveram trabalho sobre etnias que colonizaram Jaraguá do Sul

Cada turma da EMEB Maria Mokwa Kiatkosky aprofundou o estudo de uma cultura, promovendo uma leitura crítica da herança local
No cotidiano escolar, os alunos costumam ter dúvidas sobre o país, estado e cidade em que vivem, chegando a confundir o nome do bairro, com o país, por exemplo. Para trabalhar este tema de forma mais clara e efetiva, professores da EMEB Maria Mokwa Kiatkosky, do bairro Braço do Ribeirão Cavalo, desenvolveram um projeto sobre as etnias de colonização de Jaraguá do Sul.
Cada turma, por meio de sorteio, aprofundou o estudo de uma cultura, promovendo uma leitura crítica da herança local. O projeto começou com a contação de história de palitoche sobre a chegada de Emílio Carlos Jourdan a Jaraguá do Sul. Ao longo do percurso, foram exploradas culinárias, vestimentas, artesanatos, músicas, pesquisas no Google Maps, palestras, danças e brincadeiras. A unidade escolar promoveu uma celebração das culturas, com amostragem de pratos dos diferentes grupos étnicos, experiência incrível para os alunos. A Festa da Família no mês de agosto, teve como tema as atividades experimentais e as apresentações culturais, para que as famílias pudessem prestigiar, conhecer e valorizar o projeto.
“A educação multicultural é essencial para desenvolver a empatia, permitindo compreender e respeitar as experiências de diferentes culturas. Promover o conhecimento, o respeito e a valorização das etnias que colonizaram Jaraguá do Sul, por meio de atividades pedagógicas, lúdicas e de pesquisa, desenvolve identidade cultural, empatia e cidadania inclusiva entre os alunos”, explica a secretária de Educação, Iraci Muller.