Alunos da rede aprendem de forma lúdica sobre cuidados com a saúde bucal

O projeto “Por que os dentes caem?” envolveu o Pré I da EMEB Maria Mokwa Kiatkosky
Neste segundo semestre, a turma do Pré I da Escola Municipal (EMEB) Maria Mokwa Kiatkosky, no bairro Braço do Ribeirão Cavalo, vivenciou um projeto sobre a troca de dentição e os cuidados com a saúde bucal. A partir da observação de que algumas crianças estavam começando a perder os dentes de leite, surgiu o questionamento: “Por que os dentes caem?” Esse tema despertou a curiosidade nas crianças, que sinalizaram que gostariam de pesquisar e descobrir porque alguns colegas estavam perdendo os dentes, se esse acontecimento é natural e qual o motivo para esse fato ocorrer.
Nessa perspectiva, o projeto teve como objetivo promover a compreensão da importância da higiene para a saúde bucal e ampliar os conhecimentos sobre o processo de troca dos dentes de leite. O projeto possibilitou momentos de pesquisa, diálogo e vivências lúdicas que despertaram o interesse das crianças para compreender os cuidados necessários com os dentes e o motivo da perda da primeira dentição.
No desenvolvimento do projeto foi proporcionado diferentes vivências, como: pesquisa em imagens e portadores textuais, observação de diferentes moldes de arcadas dentárias, exploração e manuseio de instrumentos odontológicos, brincadeiras no consultório odontológico montado na sala referência, modelagem da arcada dentária com massinha de modelar, registros gráficos através de desenhos e colagens, elaboração de gráfico referente a perda dos dentes de leite, estudo sobre a cárie e confecção e forma tridimensional, contação de história, escrita de cartas para fada do dente, palestra com dentistas, jogo de tabuleiro com a utilização de robô, pesquisa no chromebook, apresentação do projeto para toda instituição de ensino.
O envolvimento das crianças e a construção das aprendizagens ocorreu de forma espontânea e prazerosa, em algumas ações propostas era notório o entusiasmo e o encantamento pelo projeto. Na brincadeira de faz de conta “consultório odontológico”, diversas crianças assumiram o papel de dentistas, secretários e pacientes, organizando-se de maneira espontânea e colaborativa. Os secretários desempenharam funções importantes ao realizarem o primeiro atendimento. Eles perguntavam o nome dos pacientes e como eles se sentiam, registrando essas informações em cadernos e computador. Posteriormente, os pacientes eram encaminhados ao dentista, que realizava o atendimento com cuidado e atenção. Esse ambiente despertou o interesse dos pequenos, estimulando a imaginação e o desenvolvimento de habilidades sociais por meio da brincadeira.
O jogo de tabuleiro sobre saúde bucal proporcionou um feedback de forma interativa sobre os conhecimentos construídos no decorrer do projeto. No jogo, as crianças tiveram o desafio de responder perguntas relacionadas aos dentes e, a cada resposta correta, avançavam pelas casas do tabuleiro, representadas por dentes, movimentando um robô. Uma das crianças mostrou-se muito animada ao controlar o robô e, em um desses momentos, comentou: “Professora, quando teremos robótica de novo?”. Esse relato evidencia o interesse dele pelo tema, como também sua curiosidade e afinidade com as tecnologias. Ao utilizar o termo robótica, demonstrou familiaridade e conhecimento prévio, revelando-se curioso, participativo e atento às propostas que envolvem os recursos tecnológicos.
A palestra com os dentistas envolveu todas as crianças que de forma interativa e lúdica elucidaram algumas curiosidades e enfatizaram a importância da higiene para saúde bucal. O projeto “Por que os dentes caem”, encerrou com uma apresentação realizada pelas crianças da turma do pré I para toda instituição na qual explanaram sobre os dentes, suas funções, quantidades, características, explicaram o motivo da perda dos dentes de leite e importância da higienização bucal. As crianças apresentaram de forma clara e coesa demonstrando alegria, felicidade e admiração em compartilhar com os colegas os conhecimentos adquiridos.