Alimentação saudável é trabalhada de forma lúdica em CMEI de Jaraguá do Sul

Alunos do maternal do CMEI Profª Rita de Cácia participaram do projeto “Super-heróis da alimentação
Para a Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaraguá do Sul (Semed) a alimentação escolar é de extrema importância para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, pois incentiva a criação de hábitos alimentares saudáveis, auxilia no bom desempenho acadêmico e promove mais saúde e qualidade de vida. Em sala de aula, os professores também trabalham o tema, estimulando nos estudantes a percepção sobre a importância de uma alimentação saudável.
Recentemente, alunos do maternal do CMEI Professora Rita de Cácia Ramos da Silva (bairro Czerniewicz), participaram do projeto “Super-heróis da alimentação”, sob a coordenação da professora Íria Marquardt. O objetivo da proposta foi despertar nas crianças o interesse por uma alimentação saudável de forma lúdica e significativa. Ao longo do projeto, os pequenos super-heróis participaram de diversas atividades, entre elas o plantio de mudas de rúcula, cuidando diariamente de suas hortas individuais com muito entusiasmo e dedicação.
Como culminância, a turma realizou uma viagem de estudos à Horta Comunitária do bairro Amizade, onde as crianças puderam conhecer diferentes tipos de hortaliças, explorar novos sabores e vivenciar a colheita de cenouras, em parceria com um dos moradores responsáveis pela manutenção do espaço. A experiência foi rica em aprendizado, encantamento e consciência sobre a importância de cuidar da natureza e de fazer escolhas alimentares saudáveis desde cedo.
Cardápio da merenda escolar nas escolas da rede
Vale destacar que a Secretaria de Educação adquire cerca de 160 itens diferentes para a elaboração das refeições nas unidades escolares e CMEIs, boa parte, vindos de produtos da agricultura familiar do Município. As entregas de frutas, verduras e legumes frescos são feitos toda semana.
A escola tem um papel importante na educação alimentar e nutricional dos alunos e na criação e manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Por isso, o cardápio do município é elaborado por nutricionista responsável técnico e seu quadro técnico, devidamente capacitados para elaborá-lo de acordo com as recomendações propostas, respeitando os hábitos alimentares da região e a agricultura local.
Além disso, o cardápio obedece a uma série de exigências relacionadas ao teor de macronutrientes como carboidratos, fibras, gorduras, proteínas e ao teor de vitaminas e sais minerais. São ofertadas diariamente vegetais e frutas, inclusive frutas orgânicas como a banana branca e caturra, e o consumo de doces é limitado a duas vezes por semana. O consumo de alimentos integrais é estimulado por meio da oferta de arroz integral, macarrão parafuso integral e mistura de pão integral para a elaboração de pães e bolos. Além disso, limites para as quantidades de gorduras e açúcares são definidos para que os hábitos alimentares saudáveis sejam mantidos.
Para os alunos com necessidades especiais relacionadas à alimentação, o cardápio é diferenciado e adaptado para atender o distúrbio alimentar presente.