Agentes de combate a endemias participam de capacitação

Encontro virtual abordou a esquistossomose a partir de seus aspectos epidemiológicos e clínicos, destacando a atuação dos agentes no cuidado e na vigilância da doença
Agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta semana de uma webpalestra sobre o tema “Esquistossomose: importância dos agentes de saúde”. O encontro virtual abordou a esquistossomose a partir de seus aspectos epidemiológicos e clínicos, destacando a atuação dos agentes comunitários de saúde, técnicos e agentes de combate às endemias no cuidado e na vigilância da doença. Entre os assuntos discutidos, o cenário epidemiológico, os fatores ambientais e sociais relacionados à transmissão, os principais sinais e manifestações clínicas, além das estratégias de identificação precoce e acompanhamento dos casos.
A atividade reforçou o papel dos agentes de saúde na educação comunitária, na vigilância territorial e na articulação com as equipes da Atenção Primária à Saúde para fortalecer a prevenção, o controle da doença e a redução de seus impactos nas populações mais vulneráveis. A webconferência foi organizada em parceria entre o Núcleo Saúde Digital UFSC.