Agenda cultural: como aproveitar o Femusc no fim de semana – 16 a 18/01

Como um presente do Festival aos 150 anos de Jaraguá do Sul, na sexta e no sábado, às 19h, ocorrem dois concertos comemorativos, realizados no Rio da Luz e Parque Via Verde
A 21ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) segue a todo vapor, com uma programação especial e diversificada neste primeiro final de semana do evento. Todos os dias, ocorrem sete séries de concertos, que iniciam às 18h e vão até 22h, em diferentes espaços da SCAR.
Além delas, ainda tem o Espaço da Música, novidade desta edição que, todos os dias a partir das 18h30, reúne gastronomia e apresentações musicais – inclusive com palco aberto para quem quiser se apresentar – entre os prédios da SCAR e da Acijs.
Como um presente do Femusc aos 150 anos de Jaraguá do Sul, na sexta (16) e no sábado (17), às 19h, ocorrem dois concertos comemorativos, realizados em espaços públicos da cidade: no espaço Belo Vale, no bairro histórico Rio da Luz, e no Parque Via Verde, respectivamente.
Também no sábado, e dentro da SCAR, a programação do festival inicia às 10h, com o Zoológico Musical e o concerto da Orquestra Sinfônica Não Identificada (Osni), uma apresentação lúdica, voltada para as crianças e para as famílias, com o objetivo de divertir e aproximar o público da música erudita.
A agenda completa com datas, horários, locais e orientações de acesso, está no site oficial 🔗 www.femusc.com.br. Os ingressos para todas as apresentações do Femusc são gratuitos e liberados com 48 horas de antecedência de cada série de apresentação. Eles precisam ser retirados na bilheteria da SCAR, das 8 às 20h, ou pelo site no limite máximo de dois por pessoa.
Confira abaixo os destaques da programação.
Sexta-feira (16/01)
19h: Apresentação da Orquestra Tchaikovsky no espaço Belo Vale, no bairro Rio da Luz. Sem necessidade de retirada de ingressos.
20h30: Noite de Ópera, no Grande Teatro da SCAR. Ao todo serão 11 árias (canções) de óperas famosas, incluindo a da cômica “O Barbeiro de Sevilha”, cujo um dos trechos é o icônico “Figaro… Figaro… Figaro…”. As apresentações transitam da comédia ao romance, inclusive com inspirações em “Romeu e Julieta”, do escritor William Shakespeare.
Sábado (17/01)
10h: Zoológico Musical. Uma iniciativa para as crianças conhecerem e explorarem o universo mágico dos instrumentos musicais. Eles ficam disponíveis em diferentes pontos do Grande Teatro e o público pode experimentar tocar cada um e conhecer seus sons diversos.
10h30: Concerto da Osni – A apresentação lúcida traz para frente da orquestra um maestro vestido de astronauta e o enredo de uma história leve e engraçada, com o objetivo de divertir as famílias e aproximar as pessoas da música erudita, de um jeito bem inusitado. Os ingressos para o concerto também dão direito ao Zoológico Musical.
A partir das 18h: Série de concertos em diferentes espaços da SCAR, com destaque para os “Grandes Concertos”, às 20h30, no Grande Teatro. Entre as apresentações estão o “Violino Tango Concerto” e a “Sinfonia nº 2 em Mi Menor”, do russo Sergei Rachmaninoff, uma das sinfonias mais bonitas já escritas e algumas vezes usadas no cinema.
19h: Concerto da Banda Sinfônica do Femusc no Parque Via Verde. Serão 60 músicos no palco, entre estudantes brasileiros e estrangeiros de alto nível, e uma diversidade de instrumentos para executar um repertório vasto de obras, algumas das quais lembram trilhas de cinema. Sem necessidade de retirada de ingressos.
Domingo (18/01)
A partir das 18h: Série de concertos em diferentes espaços da SCAR, com destaque para a série “Grandes Concertos”, às 20h30, no Grande Teatro, que será comandada pela Banda Sinfônica do Femusc, o que tornam os ingressos bastante disputados.
O 21º Femusc é realizado pela Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, do Governo Federal, e conta com o Patrocínio Master do Itaú, Laranjinha Itaú e WEG, é patrocinado pelas empresas DR Aromas & Ingredientes, Auroracoop, Grupo Elian, Zanotti Elásticos e Porto de Itapoá, apoio da Master Operações Portuárias, Mime, Menegotti, Martinelli Advogados e Unisociesc e realizado por SCAR, FEMUSC Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Prefeitura de Jaraguá do Sul.