Ação Hepatite Zero realizou quase 4 mil testes rápidos no fim de semana

Em três dias, campanha no Shopping em Jaraguá do Sul, identificou casos de Hepatites, Sífilis e HIV, e aplicou mais de 500 doses de vacinas
A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Partage Shopping, a Ação Hepatite Zero. Durante os três dias da campanha, a estrutura da saúde municipal foi levada para perto da comunidade, permitindo que as pessoas tivessem acesso a serviços preventivos e orientações sobre hepatites virais. No total, foram aplicados 3.904 testes rápidos e 556 vacinas. Os resultados apontaram a relevância da iniciativa.
Entre os exames feitos, foram identificados 4 casos de Hepatite C e 2 de Hepatite B. Outros 27 casos positivaram para Sífilis – doença sexualmente transmissível que pode gerar complicações se não tratada corretamente -, e 6 casos deram positivo para o vírus HIV.
Todas as pessoas que receberam diagnóstico positivo tiveram acompanhamento imediato de profissionais, com orientação e suporte humanizado. Cada caso confirmado foi encaminhado para tratamento especializado. A coordenadora da ação e diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, destacou a importância de iniciativas como esta. Segundo ela, a descentralização dos serviços aproxima a saúde da população. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de recuperação dos pacientes, e contribui para que cada pessoa tenha melhor qualidade de vida. Ao facilitar o acesso, é possível agir de forma rápida e efetiva. A campanha também reforçou o papel da prevenção e da informação”, enfatizou.
Com os números levantados, a Secretaria terá subsídios para novas ações e o acompanhamento dos casos será contínuo. A Ação Hepatite Zero também sensibilizou a população sobre cuidados com a saúde. A Secretaria de Saúde considera os resultados extremamente positivos e já estuda a ampliação de novas campanhas com o mesmo formato.