Categorias



Zancanaro assume a Presidência do Conselho Municipal de Inovação

27/09/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Economia - Tags: conselho inovacao posse

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Savil Zancanaro, assumiu na terça-feira (25) a presidência do Conselho Municipal de Inovação, gestão 2018/2020. Como primeiro vice-presidente, Wiliam José Borges, representando o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc). O segundo vice-presidente, Francisco Tavares Jr., representa a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL). Victor Alberto Danich, do Jaraguatec/Católica SC, é o primeiro secretário (Católica SC), e Márcio Manoel da Silveira, da Secretaria Municipal de Administração, o segundo secretário. O prefeito em exercício, Anderson Kassner, empossou os conselheiros para a gestão 2018/2020. O Conselho foi instituído em cumprimento à lei municipal número 7.740/2018, que dispõe sobre inovação e tecnologia.

Do poder público municipal, também fazem parte, como titulares, os secretários de Administração Argos Burgardt, e da Fazenda, Márcio Erdmann. Também estão assentados no CMI o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul/Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), Associação das Micro e Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Segundo Zancanaro, o Conselho tem a finalidade de dar diretrizes à política municipal para o segmento: “Com isso, vamos formatar um plano municipal para a inovação, que deve ser discutido com a sociedade. O Conselho vai dar esse suporte, para que esse plano seja formatado, gerido, e também terá o poder de sugestões e de deliberação’.

Grupo qualificado

O presidente Domingos faz questão de ressaltar que a primeira gestão do CMI é composta “por um grupo muito qualificado. As instituições são muito comprometidas no voluntariado, no sentido de contribuição para um setor importante para o município. Jaraguá do Sul é uma referência no Estado em inovação”.

Fundo Municipal

Zancanaro lembra que a lei 7.740/18 cria o Fundo Municipal de Inovação, que garante um aporte de recursos por meio de projetos de captação, e que o controle de despesas e a destinação de recursos estão entre as atribuições do CMI. Outra questão referente à lei de inovação, que deve ser discutida entre os conselheiros, “está relacionada a incentivos, inclusive incentivos fiscais”.

Durante a reunião deliberativa que se sucedeu à posse, foi tratada a forma como a lei da Inovação será regulamentada. A intenção é que o Plano Municipal de Inovação seja composto “com a sociedade civil, para que seja participativo”, assinala o secretário. Ficou definido que o calendário de reuniões do conselho será quadrimestral.

Edital para OS

Domingos Zancanaro salienta que a lei 7.441, dispõe sobre as organizações sociais do município de Jaraguá do Sul relacionadas com a inovação. Lembra que o Centro de Inovação Jaraguá do Sul prevê gestão e governança, que deverá ser feita por organização social (OS). “Durante a primeira reunião foi deliberado que as OS que queiram se credenciar junto ao Conselho, terão de seguir um regramento, que passará pela Procuradoria Jurídica do município”, esclarece. “A governança e gestão realizada por uma organização social vinculada à área de Inovação e Tecnologia terá uma dinâmica, uma flexibilização, dando agilidade na administração do Centro de Inovação com um tratamento igualitário a todos que lá instalarem suas empresas”, enfatiza Domingos.

Conselho Municipal de Inovação (CMI)

Gestão 2018/2020
Presidente: Domingos Savil Zancanaro
Primeiro Vice-presidente: Wiliam José Borges
Segundo Vice-presidente: Francisco Tavares Jr.
Primeiro Secretário: Victor Alberto Danich
Segundo Secretário: Márcio Manoel da Silveira

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000