Categorias



Viagem para Hortitec fecha fase de preparação para Cinturão Verde

29/06/2018 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Agricultura - Tags: agricultura desenvolvimento rural feira holanbra

A fase de capacitação dos agricultores de Jaraguá do Sul que irão participar do programa Cinturão Verde teve seu ponto alto na viagem técnica à Hortitec, maior feira de horticultura América Latina, que ocorre anualmente na cidade de Holambra (SP) na última semana. “ Foi bem interessante pelas experiências trocadas entre os próprios agricultores, além do conhecimento que eles adquiriram de novas técnicas, sementes e tecnologias voltadas a área de olericultura na produção de vegetais”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de de Jaraguá do Sul. Ele chefiou a delegação composta por 35 produtores e equipe técnica que foi à cidade do interior paulista, na busca de conhecimento para o início da etapa  do Cinturão Verde. 

O secretário de Desenvolvimento Rural jaraguaense reitera que a escolha da Hortitec não foi aleatória.”É referência na questão de horticultura em nosso continente. Em três dias de eventos passam por lá mais de 100 mil pessoas de outros Estados e países. O que existe de melhor nesta área está ali”, argumentou Daniel Peach. 

Mas apesar da diversidade da exposição, o foco da delegação já estava definido quando deixou Jaraguá rumo a Holambra. “A questão da produtividade dentro das estufas. O cultivo protegido foi nosso principal objetivo já que se trata da base do nosso projeto”.  

Ainda este ano, continua Peach, o Cinturão Verde deve iniciar o repasse  de estufas a agricultores cadastrados. “A ideia é produzir o ano todo, com qualidade e baixo custo. “Vamos ensinar a montar as estufas e a parte de cultivo. Montagem e a parte de irrigação eles  já tem a técnica, já tiveram cursos. Claro, Sempre lembrando que nossos técnicos 
vão sempre estar orientando o agricultor no que for possível”, 

Repercussão – Os produtores que estiveram em Holambra saíram satisfeitos e agradeceram a iniciativa do Município em propiciar a viagem técnica. “Para quem à Hortitec valeu a pena. Já fui quatro vezes e cada vez é diferente com muitas novidades tecnológica. Só tenho a agradecer a oportunidade” comentou o agricultor Vanderlei Lenz.

“Equipe focada em busca do oportunidades e tecnologias para melhorar ou implementar atividades agrícolas em nosso município, e a Hortitec foi uma excelente oportunidade  para aproveitar  cores, sabores, produção, nutrição e genética”, observou a produtora Janete Pedrotii (foto).

“De minha parte também, só acrescento que o contato com os produtores locais na troca de ideias e parcerias também foi de grande valia”, destacou Limercio Mathias que também integrou a delegação jaraguaense.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000