Categorias



Vagas exclusivas: acima de tudo, respeito a quem precisa delas

05/09/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Trânsito - Tags: vagas idosos deficientes

“Diariamente é comum presenciarmos pessoas não idosas ou que não apresentem nenhuma deficiência física utilizarem indevidamente as vagas reservadas em estacionamentos”. A observação é do diretor de Trânsito e Transportes da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul,Gildo Martins de Andrade Filho. “Seja por desconhecimento ou má-fé o fato é que a utilização indevida ocorre e precisa ser combatida, seja pela orientação ou mesmo pela fiscalização”, complementou.

As Resoluções 303 e 304, ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que tratam, respectivamente, das vagas de estacionamento de veículos destinadas exclusivamente às pessoas idosas, e das vagas de estacionamento destinadas exclusivamente a veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção determinam que um percentual de vagas ofertadas seja reservada aos idosos e às pessoas com deficiência e com problemas de locomoção.

Já a Resolução 303 prevê que um total de 5% do total de vagas sejam destinadas às pessoas idosas (idade igual ou superior a 60 anos), e 2% às pessoas com deficiência (temporária ou permanente) e que tenham problema de locomoção (Resolução 304). “Em Jaraguá do Sul o total de vagas oferecidas aos idosos é de 37 locais. Já para as pessoas com deficiência e problemas de locomoção são oferecidas 26 vagas no estacionamento rotativo”, argumentou Andrade.

Para poder utilizar estas vagas a pessoa idosa ou com deficiência física deve portar uma credencial para uso destas vagas. Para emissão desta credencial para idoso é necessário documento de identidade com foto e comprovante de residência. No caso da pessoa com deficiência além destes dois itens é necessário laudo médico que ateste a deficiência com problema de locomoção. Não é cobrado nenhum valor para emissão destes documentos que têm validade nacional.

Na hora da utilização da vaga, a credencial deve estar visível, de preferência sobre o painel do veículo para que possa ser visualizada através do para-brisas.

O diretor de Trânsito também acha importante destacar que a ocupação da vaga sem credencial poderá implicar na infração do Inciso XX do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro. “Neste caso, a infração é gravíssima - com valor de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário - além da possibilidade de remoção do veículo”, reiterou Andrade.

Em 2016, o Código de Trânsito Brasileiro sofreu algumas alterações. “Desde então, mesmo aquelas vagas que estejam em espaços coletivos, mas privados como supermercados e shoppings, por exemplo, estão sujeitas à lei. Inclusive, a polícia também pode ser acionada para se dirigir a esses locais para apurar denúncia sobre o uso incorreto destes espaços sem necessidade que o diretor ou gerente do estabelecimento seja avisado previamente”, explicou Andrade.

SERVIÇO

CREDENCIAIS  - VAGAS EXCLUSIVAS

Em Jaraguá do Sul, as credenciais para uso das vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência física com dificuldade de locomoção podem ser solicitadas na Diretoria de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. O endereço é Rua Manoel Luiz da Silva, 111, bairro: Vila Nova. Telefone: (47) 3374-0587. E-mail: id82011@jaraguadosul.sc.gov.br. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Abaixo segue os modelos das credenciais que no verso apresentam as mesmas regras de utilização. 
 









Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000