Categorias



Usuários dos postos de saúde têm acompanhamento de educador físico

23/04/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: academia saude educador fisico caminhada chico de paulo

Cerca de 30 pessoas da comunidade do bairro Chico de Paulo estão realizando atividade física sob a orientação de um profissional contratado pela Prefeitura. O educador físico foi chamado pela Secretaria da Saúde, após prestar concurso público, especificamente para orientar os usuários dos postos de saúde, incentivar a prática de exercícios, sempre observando as particularidades de saúde de cada um. Atualmente, são dois profissionais que orientam os usuários dos postos de saúde.

No bairro Chico de Paulo, idosos, donas de casa, usuários do posto de saúde estão sentindo os benefícios da prática de atividade física. O educador físico Denacir Silva dos Santos explica que já foram formados dois grupos. “Nas segundas e quartas, cerca de 20 pessoas se reúnem na Academia da Saúde (em implantação) às 7 horas. Eu oriento no alongamento, aquecimento e no percurso de dois a quatro quilômetros de caminhada. Os pequenos grupos são formados de acordo com a aptidão física inicial e o histórico de atividade física. Ao finalizar a caminhada, realiza-se um leve alongamento e relaxamento”, explica Santos.

O profissional ressalta que há um cuidado especial com os hipertensos, seguindo protocolos de saúde. A pressão arterial sempre é aferida no início e no fim da atividade. “A receptividade das pessoas foi muito motivante, pois chegam alegres e dispostos e se despedem com muita alegria, prometendo estar presentes na próxima sessão de caminhada”, anima-se o educador físico. Há outro grupo que pratica exercícios funcionais - com foco na necessidade de quem faz o exercício – nas quartas-feiras, às 8 horas, na própria academia. Neste dia, são 12 participantes que praticam exercícios, com grande queima de calorias, por 30 minutos.

O segundo educador físico, Marcelo Luiz Arenhart, está trabalhando na orientação e formação da comunidade sobre a importância da atividade física e também sobre a maneira de praticá-la, através de palestras.

Mais informações sobre atividade física com orientação de profissional podem ser obtidas no posto de saúde mais próximo da residência.

O link abaixo contém o endereço e telefone dos postos de saúde de Jaraguá do Sul.

www.jaraguadosul.sc.gov.br/postos-de-saude

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000