Categorias



Unidades de saúde de Jaraguá adotam medidas de proteção

24/03/2020 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Saúde - Tags: unidades basicas saude jaragua adotam medidas protecao ubs coronavirus

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Jaraguá do Sul estão adotando medidas de segurança tanto voltadas aos usuários quanto para a segurança dos próprios profissionais que atuam nessas frentes, segundo informação da diretora municipal de Saúde, Niura Demarchi dos Santos. De acordo com ela, “todos estão dentro das normas de segurança e cada equipe usou sua própria criatividade – o que é muito importante –, conforme seus espaços físicos, para organizar a recepção dos munícipes, desde a porta de entrada até o atendimento”.

Niura dos Santos destaca que em todas as unidades sempre haverá alguém para receber quem procura atendimento, seja na recepção, onde os bancos já estão dispostos a distâncias recomendadas para acomodar um número máximo de pessoas, conforme o ambiente, seja na porta de entrada, onde os pacientes esperam no pátio, sob uma tenda. Além disso, as unidades dispõem de orientações aos pacientes, tanto em forma de cartzes quanto fornecidas pelos próprios atendentes, que pode ser um gente comunitário de saúde ou alguém da equipe designado pela coordenação da UBS para dar informações.

“As pessoas idosas sempre têm preferência, assim como em relação à vacina, pois pertencem ao grupo prioritário”, destaca Niura dos Santos. Ela lembra que as doses da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza são aplicadas no período da tarde, mas por enquanto estão suspensas porque já foram aplicads todas vacinas da primeira remessa encaminhada pelo Estado. “Provavelmente durante esta semana devemos receber mais”, prevê, acrescentando que está tudo dentro da normalidade.

SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS
Niura dos Santos salienta que todos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Jaraguá estão devidamente equipados, de acordo com o nível de segurança exigido para cada função. “Quem está na linha de frente – o médico, o dentista, o enfermeiro, técnico de enfermagem e o auxiliar, por exemplo – tem material de proteção um pouco maior que os demais da equipe”, informa. “Já para agentes comunitários de saúde, recepcionistas, zeladoria e outros que ficam num outro campo de trabalho, na verdade é necessário somente a máscara cirúrgica”, complementa. Ela diz que, mantendo a distância de um metro do paciente não há necessidade de usar todo o paramento. “Agora, aquele profisssional que vai fazer o atendimento direto ao usuário ou aplicar vacina, esses precisam de equipamento com mais de proteção”, justifica Niura dos Santos.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000