Trabalho voluntário é destacado em 1ª reunião dos Nudecs em 2014

25/02/2014 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Defesa Civil - Tags: nudec voluntário treinamento

Ocorreu neste sábado (22), a primeira capacitação do ano dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) de Jaraguá do Sul. Ao todo, 18 voluntários participaram do treinamento, que abordou o tema "Trabalho Voluntário: como eu posso e devo ajudar?".

Segundo, o coordenador do Programa Nudec da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedef), Kristian Robson Iashinski durante o ano, os voluntários receberão, no mínimo, 10 capacitações, nos mais variados temas pertinentes à Defesa Civil, inclusive com uma capacitação com a aeronave do BAPM/2a CIA de aviação com base em Joinville, o que deve ocorrer no mês de abril.

Durante o treinamento, foi enfatizado a importância da participação dos voluntários para o sucesso do programa, e foi incentivado pelo secretário municipal de Defesa Civil, Marcelo Prochnow, a inserção de novos voluntários. “Para que tenhamos uma abrangência maior na comunidade em relação a estes núcleos”, reiterou Prochnow.
Ao final do treinamento foi entregue ainda alguns certificados referente ao último treinamento do ano passado, que ocorreu dia 14 de dezembro de 2013.

Nos próximos dias, a Sedef deve iniciar um contato com grupos que atuam em áreas específicas nos desastres como, por exemplo o Jeep Club Jaraguá, para que seja renovada a parceria como voluntários da Defesa Civil. “Através desta parceira nossa secretaria pode auxiliar estas entidades com capacitações e treinamentos para melhorar ainda mais o auxílio prestado à comunidade”, destacou o titular da Sedef.