Categorias



Terreno onde nove pessoas morreram começa a ser limpo

24/04/2009 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Reconstrução - Tags:

Passados cinco meses do deslizamento que matou nove pessoas na rua Feliciano Bortolini, Bairro Barra do Rio Cerro, as obras de recuperação finalmente começaram. Hoje (24) pela manhã, uma escavadeira hidráulica e quatro caminhões trabalhavam na retirada de barro e escombros do local. A obra foi licitada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e deve durar cerca de dez dias. O coordenador dos trabalhos, Delcio Spézia, da empresa subcontratada pela Paviplan – esta, vencedora da licitação – avalia o trabalho como delicado e que requer muita paciência. É que parentes das vítimas esperam encontrar ainda alguns pertences pessoais, o que implica em trabalho lento e cuidadoso. São 17 mil m³ de terra e entulhos que serão retirados de uma área total de 6 mil m². Havia oito edificações no local – duas residências, uma gráfica, uma revendedora de veículos, um comércio de melado e geléias, além de outras pequenas construções – quando o deslizamento aconteceu, em 24 de novembro de 2008. De acordo com o diretor de Reconstrução da prefeitura, Ronis Roberto Bosse, após a limpeza do terreno, os parentes das vítimas vão receber um documento com a avaliação geológica da área, feito pela Secretaria de Reconstrução, para saberem o grau de estabilidade do terreno. O próximo trabalho a ser realizado pelo Deinfra é a liberação da estrada JGS 481, em Jaraguazinho, divisa com Rio dos Cedros, que deve começar na segunda-feira (27). A estrada foi bloqueada por um deslizamento de terra e até o momento os motoristas usam um caminho alternativo para transitar pelo local. As 14 obras previstas para Jaraguá do Sul, com investimento do governo federal, não fazem parte dos trabalhos realizados na rua Feliciano Bortolini e na estrada do Jaraguazinho. Conhecido como “Obras de Prevenção”, o programa ainda não teve liberação de verba para começar a ser executado. Em todo o estado serão R$ 120 milhões a serem aplicados em 238 ocorrências levantadas pelo Deinfra. Contenção de encostas, recondução de águas pluviais e dragagem de rios e córregos estão entre as principais intervenções. Os pontos a serem recuperados em Jaraguá são:
Estrada geral do Rio Molha (dois pontos), Rua Irmãos Leandro (Vila Lenzi), Rua Gustavo Welk (Barra do Rio Cerro), Estrada Ribeirão Grande da Luz, Estrada São Pedro Garibaldi, Estrada Garibaldi Lado Pequeno, Rua Francisco Hruschka (Tifa Martins), Rua Wolfgang Weege (Parque Malwee), Rua Joaquim Francisco de Paula (Chico de Paulo), Estrada Ribeirão Cavalo, Rua Domingos Rosa (Boa Vista), Rua Pedro Floriano (Tifa da Pólvora, Czerniewicz) e lateral da Rua Irineu Franzner (Tifa Martins).





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000