Taekwondo conta com cinco polos de treinamento

11/04/2019 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Esportes - Tags: taekwondo polos treinamento arte marcial

O taekwondo é uma arte marcial coreana que usa os pés e as mãos. Combina técnicas básicas de defesa pessoal e esportiva

O taekwondo teve uma projeção importante há cerca de três anos, quando a modalidade passou a ser apoiada institucional e financeiramente pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Hoje são cinco os polos que recebem estudantes das Escolas Ribeirão Molha, Cristina Marcatto, Adelino Francener, Waldemar Schmitz e no Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU) Mestre Manequinha. Cada unidade escolar conta com uma média de 40 a 50 alunos. No CEU, 40. Todos aprendem a modalidade duas vezes por semana. “Há uma aceitação boa por parte da comunidade, as turmas estão cheias porque o taekwondo promove disciplina, respeito, honestidade e justiça, além de melhorar aspectos físicos como coordenação motora e flexibilidade. Há uma melhora significativa no comportamento dos praticantes em sala de aula”, pondera o técnico Helton Gledson Berthi.

Além dos benefícios físicos e pedagógicos, os destaques seguem para competições. Leandro Gustavo Costa e Stefani Roteski foram atendidos e descobertos pelo polo do Rio Molha e hoje despontam em competições nacionais. Leandro conquistou o título de campeão Brasileiro 2018 em sua categoria, na cidade de Cuiabá. Stefani e Polyana Rodrigues seguem, neste ano, depois de passar por seletiva no Rio de Janeiro, para os Estados Unidos, onde disputam, acompanhadas pela técnica Alessandra Trevisan, o Pan-Americano, nos dias 14 e 15 de junho, em Portland.

Não é de hoje que o esporte é praticado na cidade. A escola do Molha recebe aulas voluntárias há sete anos. O próprio mestre Helton incentiva a modalidade há, pelo menos, 20 anos. O filho de Helton, Hector, que treina há oito anos, desde que tinha três, é bicampeão Brasileiro. Para 2019, são esperados resultados importantes nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em sua 31ª edição e na 59ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Os Joguinhos estão agendados para 19 a 27 de julho, em Rio do Sul; os Jasc ocorrem de 7 a 17 de novembro, em Indaial, Timbó e Pomerode.

À direita, o professor Israel Rosa

À esquerda, a treinadora Alessandra Trevisan com Stefani Roteski e Polyana Rodrigues, classificadas para o Pan-Americano. A técnica foi convocada, recentemente, para integrar a comissão técnica do Brasil no Pan-Americano dos Estados Unidos

Na foto à direita, ao centro, Aldair Vitor Padilha, primeiro professor da modalidade em Jaraguá

À equerda, o técnico Helton Gledson Berthi; à direita, o campeão Brasileiro e Mega Open, Leandro Gustavo Costa