Categorias



Sine de Jaraguá zera fila do seguro desemprego

28/06/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Economia - Tags: seguro desemprego

Segundo informações da agência do Sine de Jaraguá do Sul, a fila para fazer o agendamento para receber o seguro desemprego que em janeiro era de aproximadamente 21 dias, agora foi zerada. O coordenador do Sine local, Ronnie Lux, diz que o trabalho para colocar essa demanda em dia foi intenso, mas agora o panorama do atendimento já é outro.

“Hoje já é possível ao trabalhador fazer o agendamento no mesmo dia que dá entrada nos documentos para receber seu seguro”, destacou Lux. De 1º de maio a 26 de junho foram feitos 1324 encaminhamentos de seguro desemprego.

Outra demanda que foi otimizada foi a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que levava em média três meses e que agora passou a ser emitida num prazo bem menor. “Em média uns 35 dias”, ponderou o coordenador do Sine.

Lux explica ainda que já é possível redistribuir o atendimento de forma a destinar o período da manhã exclusivo para agendamentos e a parte da tarde para emissão da Carteira de Trabalho e entrada no seguro desemprego. Isto foi possível, graças ao encaixe no atendimento. “A partir que ocorre a falta, automaticamente o primeiro da lista do agendamento é acionado”

O Sine jaraguaense informa que são emitidas uma média entre 15 a 20 Carteiras de Trabalho por dia. “A cada três dias são entregues pelo Ministério do Trabalho uma média de 45 carteiras”. Ronnie Lux acrescenta ainda que a meta é reduzir o prazo atual de agendamento de dois a três meses para, no máximo, 10 dias.

Vagas de empregos - De acordo com Lux no período de 1º de maio a 25 de julho, 718 pessoas atendidas no Sine de Jaraguá foram encaminhadas para vagas de emprego. “Algo que demonstra a reação do mercado de trabalho já que no mesmo período, em 2016, foram feitos 89 encaminhamentos”, observou. Ele explica que o usuário do serviço passa por etapas como cadastro do trabalhador, registro do seguro desemprego, verificação de oportunidade, e por fim, o encaminhamento para a vaga de trabalho. Nos últimos dois meses ocorreram 3807 atendimentos no Sine, localizado na rua Antônio Cunha, 160, naVila Baependi nas dependências da Rodoviária.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000