Categorias



Serviço de Abordagem Social amplia atendimento e leva proteção para moradores de rua

22/05/2020 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Social - Tags: serviço abordagem social atendimento plantão coronavírus coronavirus covid-19 social rua pessoas moradores

Em tempos de pandemia e de dias mais frios, o Serviço Especializado em Abordagem Social, destinado para pessoas em situação de rua, teve o horário de atuação ampliado. Desde 15 de maio, o serviço ocorre das 8 às 21h30 de segunda à sexta-feira, sem fechar para almoço, e conta com plantão pelo fone 99930-1247. O plantão inicia a partir das 17 horas de sexta-feira até as 7 horas de segunda, quando o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Baependi) abre as portas do equipamento público e passa a atender pelo fone 3275-8750. No plantão do fim de semana passado, por exemplo, foram nove os atendimentos. O Creas é um equipamento público ligado à Secretaria de Assistência Social e Habitação.

 A busca ativa envolve assistente social, psicólogo e educador social. Nas terças e quinta-feiras, soma-se à equipe um técnico em enfermagem ligado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD). Nestes dias, a abordagem leva orientações sobre as formas de prevenção e proteção da covid-19. Há a distribuição de máscaras para proteção, materiais de higiene e aferição da temperatura. 

 De acordo com a  coordenadora do Creas - Baependi, Maria Dolores Pelisão Tomé, “por meio do diálogo, busca-se esclarecer às pessoas como acessar os serviços da rede socioassistencial do município, disponibilizando, inclusive, o acolhimento na Casa de Passagem”, explica.  O serviço, oferecido para pessoas que recorrem às ruas como lugar de permanência  ou sobrevivência, tem o propósito de concentrar ações para o fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares e também para a concepção de novos planos e propósitos de vida. 

“Há o encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam cooperar na construção da autonomia, da inclusão  social e da proteção às situações de violência”, explica Maria Dolores. O Creas Baependi alimenta o sistema de registro e dados das pessoas em situação de rua. A medida facilita e oportuniza a localização da família e parentes e promove um acompanhamento do trabalho social mais qualificado.

 O Creas Baependi fica na Rua Bertha L. Kassner, 112, no bairro Vila Baependi. Os telefones são 3275-8750 e 99930-1247.

 Mais informações


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000