Categorias



Segurança Alimentar e Atendimento Ágil são temas de workshop pré-Schützenfest

04/11/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Geral - Tags: tag1 tag2

Chef Heiko Grabolle e profissionais do Senac e fornecedores de alimentos querem garantir uma festa com muitos sabores e sem reclamações

Sons e sabores. Duas sensações que estarão presentes no Parque Municipal de Eventos a partir desta quinta-feira (7) quando inicia 31ª Schützenfest – Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul e Região. Os sons, ou melhor, a música ficará a cargo de bandas como Vox3, Os Montanari, Pedra nos Rins e por aí vai. Já os sabores da festa serão regidos este ano pelo renomado chef de cozinha alemão, Heiko Grabolle. 

Também conhecida por suas variadas opções gastronômicas, a Schützenfest, por meio de sua Comissão Central Organizadora (CCO), realizou uma série de oficinas com os fornecedores de alimentos da festa. Tudo para garantir qualidade e sabor. Na última sexta-feira, uma oficina especial aconteceu na sede do Senac de Jaraguá do Sul e teve como temas principais Segurança Alimentar e Atendimento Ágil. Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor do Senac de Blumenau Fábio Peçanha Ricci e pelo renomado chef Heiko Grabolle.

Em relação ao primeiro tema foram abordadas várias práticas para diminuir o risco de contaminações. “Houve um bate-papo bem legal com os permissionários. Temos certeza que este ano a festa vai estar ainda mais segura, porque muitas práticas estão sendo adotadas orientadas pelo Senac com a participação importantíssima da Vigilância Sanitária”, destacou Peçanha.

Mas foi o segundo tema, conduzido por Grabolle, que parece ter chamado mais atenção dos participantes. Com a experiência em eventos promovidos pela Fifa, Oktoberfest, Sambódromo da Sapucaí, Gastronomix, entre outros, o chef alemão abordou os principais conceitos mundiais em embalagens, qualidade do produto, bom atendimento, variedade e preço.

“Ninguém vai a uma festa do tamanho da Schützenfest para ficar numa fila ou receber algo diferente do que está sendo anunciado”, observou Grabolle. “A gente dá este tipo de treinamento para que haja esta reflexão, da necessidade se se criar um fluxograma melhor planejado. A ideia é que o visitante perceba isso, de que atrás da barraca e de um determinado atendimento houve um pensamento, uma boa ideia”.

Para Grabolle, existem alguns gargalos que precisam ser resolvidos neste processo. “Um muito simples é a comunicação. O que está prometido e o que está sendo entregue? Outro gargalo é as longas filas no atendimento. É rápido? Demorado? Eu sei o que vou comprar? Eu tenho que descobri o que vou comprar? Preço. Tenho um preço único? Por que não fazer preços variados? Tamanho para crianças? Afinal, a Schützenfest é uma festa familiar”, aponta o chef.

“O cardápio pode ser preparado para este tipo de público. Isso é um gargalo que a gente explica como pode ser resolvido. O mais importante, por que ele (vendedor) deve fazer isso? Simples, porque ele ganha com isso”.

Peçanha e Grabolle destacam que todo trabalho apresentado aos fornecedores da Schützenfest foi fundamentado num feedback que a CCO da Schützenfest obteve junto à comunidade. “Comunidade que elogiou muito a festa, mas pediu algumas melhorias em termos de gastronomia e por isso resolvemos fazer este trabalho qui no Senac”, completou Peçanha.

Um dos fornecedores presentes ao workshop, o proprietário da Fiatzo Pizza em Fatias, Rodrigo Gaydeczka, apreciou a iniciativa. “É um grata satisfação estarmos presentes neste evento com nossa flammkuchen (pizza alemã) e estamos aqui trabalhando nesta bela parceria com o Senac, através do Fábio e do próprio Heiko que é o chef de cozinha. Nós estamos trabalhando firmemente para que nosso prato seja produzido da melhor maneira possível, dentro dos padrões, e que ela cumpra todos os requisitos necessários e, principalmente, que as pessoas sejam servidas com ótimo produto neste evento já que se trata de uma novidade importante dentro dessa nova edição da Schützen”, sorriu o empresário.

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000