Prefeitura planeja a realização da 60ª edição dos Jogos Abertos

10/09/2019 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Esportes - Tags: jasc jogos abertos santa catarina 60ª edição secel esporte

A 60ª edição, em 2020, será em Jaraguá do Sul, que também sediou o evento em 1980 e em 2007. Os Jogos Abertos deste ano ocorrem de 1º a 10 de novembro, em Timbó, Indaial e Pomerode

Há, no trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), uma atenção voltada para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O município será a sede da 60ª edição, em 2020. A intenção da Prefeitura é de que o evento ocorra de 20 a 30 de novembro. Estrategicamente, a Secretaria se empenha no planejamento e na elaboração de projetos de forma a atender os prazos legais para que os recursos cheguem a Jaraguá do Sul em tempo hábil. “A ideia é fazer a melhor utilização da verba repassada pelo governo do Estado”, explica a secretária Natália Lúcia Petry, ex-presidente da Fesporte, entidade responsável pela realização do evento.

Houve, de acordo com a secretária, a sinalização de aporte de cerca de R$ 2 milhões ao município para a realização do evento. A expectativa é de que o montante seja repassado em março do próximo ano. Parte deste dinheiro será investido na cobertura da arquibancada do Complexo Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo, vestiário e construção de um local para comercialização no espaço, com uma espécie de cantina. Este valor também será usado para melhorias nos ginásios esportivos e nos alojamentos. Outra questão que envolve a estrutura física é a construção do Centro Esportivo, na Arena. Conta-se, para isso, com a liberação de cerca de R$ 2,4 milhões do Ministério da Cidadania*. Para este primeiro momento, o projeto executivo prevê a construção de duas quadras. A intenção é lançar o processo de licitação ainda neste ano. A pista de atletismo também deve receber investimento de R$ 192 mil em obras e melhorias. A ordem de serviço, de agosto, envolve pavimentação em paver e concreto, isolamento e paisagismo. A empresa vencedora do processo licitatório tem cerca de 60 dias para a entrega do serviço.

Para a modalidade de tiro há projeto de construção de estande para armas curtas e longas, nas provas de 7, 10, 25 e 50 metros. O projeto, doado pelo Clube de Atiradores Jaraguá (CAJ), deve contar com repasse de uma emenda parlamentar. O orçamento é da ordem de R$ 800 mil. Além de servir para as provas dos Jasc, o local poderá ser utilizado para competições de nível internacional.

Haverá, ainda de acordo com a secretária, um incremento significativo para o bolsa atleta, em 2020. “Os investimentos serão estratégicos e pontuais. Trabalhamos especialmente na composição e formação das equipes, porque o evento servirá de espelho para crianças e jovens desportistas. Trata-se de uma oportunidade de mostrar até onde nossos atletas da base podem chegar”, pondera.

De acordo com o dirigente esportivo Airton Schiochet, o Ito, a Secel tem como principal foco representar Jaraguá do Sul na Olesc e Joguinhos, mas há algumas possibilidades também nos Jasc. Futsal e tiro esportivo são as modalidades que se destacam, historicamente, na competição. “Somos referência na Olesc e Joguinhos e também queremos deixar um legado neste, que é o maior evento esportivo do Estado. Seremos exemplo de bons resultados investindo, principalmente, no fomento e na base”, acredita.

Jaraguá do Sul foi sede dos Jasc em 1980 e 2007. A primeira (fotos do Arquivo Histórico) teve Ito como representante na ginástica artística, na época, ginástica olímpica. Das três medalhas conquistadas, duas vieram com Ito nas argolas e no salto sobre cavalo.

A também dirigente esportiva Cleide Mosca lembra da questão econômica que o evento traz para a cidade. Economicamente, espera-se a movimentação de cerca de sete mil pessoas nos 11 dias dos Jasc. Cleide concluiu a faculdade por intermédio de uma bolsa esportiva conquistada por representar Jaraguá do Sul no vôlei feminino. “Fomos vice-campeãs dos Jasc em 1988 e, na época, não havia as oportunidades de hoje no esporte de base para a preparação das equipes. Tudo era mais difícil e feito de forma mais amadora, porém, realizado com muita garra e força de vontade”, lembra.

*Órgão do Poder Executivo Federal resultante da união do Ministérios do Desenvolvimento Social, Esporte e da Cultura.