Saúde se apresenta em números

13/03/2015 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: saude coletiva imprensa numeros 2015

Coletiva de imprensa teve por objetivo apresentar à população os dados dos últimos três anos

O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, e o secretário da Saúde, Ademar Possamai, concederam nesta quinta-feira pela manhã, na sala de reuniões de Compras e Licitações da Prefeitura, uma entrevista coletiva à imprensa da região. O prefeito e o secretário apresentaram os números da Saúde desde 2012 até agora. E os dados não foram poucos.

Após a exibição de um vídeo jornalístico da prefeitura sobre a Saúde de Jaraguá do Sul (disponível no canal da prefeitura no Youtube, link https://www.youtube.com/watch?v=zZq-2uDCp2g), o secretário da Saúde apresentou a alta nos índices de investimento, que passou de 20 para 24% do orçamento total da prefeitura. Também se destacaram os índices de aumento nas cirurgias eletivas de Jaraguá do Sul, de mais 11%, desde 2012. Mais quatro unidades de saúde servem às comunidades do Amizade, Chico de Paulo, Rio Molha, Santa Luzia. Outras três serão inauguradas ainda este ano: Boa Vista (com inauguração marcada para o próximo sábado, dia 14), Águas Claras e Jaraguá 84.

A UPA 24 horas está em fase de terraplenagem e construção do depósito e o prédio deve ficar pronto em um ano e meio. “É uma felicidade ver a UPA saindo do papel. Passar na frente do terreno e ver os operários trabalhando. Nós precisávamos reforçar a questão da saúde de Jaraguá do Sul e estamos começando a ver os resultados desse reforço”, afirmou o prefeito.

Raio X da Saúde

Jaraguá do Sul está entre os municípios do Estado que mais investe em saúde. E para comprovar isso basta constatar em números o que está sendo feito nesta área. Em 2014 foram investidos R$ 140 milhões na manutenção do sistema de saúde municipal, passando de 20% para 24% o total do orçamento da Prefeitura direcionado à área. Atualmente são 780 profissionais trabalhando no setor.

Com esse incremento de investimentos muito está sendo feito. Vale destacar a construção de novos postos de saúde. Já foram inaugurados postos nos bairros Amizade, Chico de Paulo, Rio Molha e Santa Luzia. Ainda este ano devem ser entregues novas unidades nos bairros Boa Vista, Águas Claras e Jaraguá 84. Além do novo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) que já está em funcionamento.

Nos 23 postos de saúde, na unidade básica central e nos dois Pronto-Atendimentos Médico Ambulatoriais (Pamas) do município, a Prefeitura investiu na valorização dos profissionais e equipes de saúde e implantou um novo sistema de agendamento de consultas nos postos. Agora o paciente pode agendar uma consulta médica pessoalmente ou por telefone, em qualquer horário do expediente do posto. O resultado disso é a presença dos profissionais e a garantia de um atendimento ágil e de qualidade.

Segundo o secretário de Saúde Ademar Possamai, depois do início da implantação do agendamento diminuiu a fila dos postos de saúde e as reclamações por meio da Ouvidoria da Saúde. “Esse sistema dá mais qualidade de vida para os pacientes e garante um atendimento de qualidade por parte dos funcionários dos postos”, completa Possamai.

O trabalho eficiente nos postos reflete na diminuição das internações nos hospitais. Nos últimos anos, o número de internações em Jaraguá do Sul reduziu em 40% com relação às doenças que podem ser tratadas no posto de saúde. O índice geral do Estado é de 6%.

Ainda na linha de atendimento a população, a construção da Unidade de Pronto-Atendimento – UPA 24 horas no bairro Água Verde, às margens da BR-280, já é realidade. O investimento na área de 3,6 mil metros quadrados é de R$ 4,2 milhões. O espaço contará com equipes de clínico geral, pediatra, dentista e serviços de radiografia e coleta de sangue.

Dentro da área de prevenção, a Prefeitura de Jaraguá do Sul disponibiliza dentistas para atendimento às crianças nos Centros de Educação Infantil com procedimentos preventivos e curativos. Por meio da prevenção se gera o menor índice de cárie na infância.

Segundo o prefeito Dieter Janssen, o agendamento de consultas, o programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a construção de novos postos e da UPA só demonstra o quanto o setor da saúde tem importância para a administração municipal.

Confira os números:

- Aumento de 26% nos atendimentos da rede municipal – Passou de 580.406 em 2012 para 732.574 em 2014

- Mais 59% nas ações de prevenção - Os procedimentos passaram de 245.197 em 2012 para 390.844 em 2014

- Mais 11% nos procedimentos cirúrgicos – Passou de 40.543 em 2012 para 44.421 em 2014 representando

- Aumento de 19% nos diagnósticos (exames) – Passou de 615.464 em 2012 para 732.647 em 2014

Texto: Clarissa Hammes Borba de Oliveira e Áurea J. Arendartchuck / Comunicação / PMJS

Abaixo confira fotos dos postos de saúde de Águas Claras, Boa Vista e Jaraguá 84, respectivamente, que serão inaugurados nos próximos meses. O posto de saúde do bairro Boa Vista será inaugurado neste sábado, dia 14 de março.