Saúde mental é tema de palestras e debates

23/10/2012 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Saúde - Tags:

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) está com as inscrições abertas para o I Encontro de Saúde Mental dos Municípios da Amvali e o II Encontro de Saúde Mental de Jaraguá do Sul. Os eventos acontecem nesta quinta (25) e sexta-feira (26) no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). A organização é da Amvali e conta com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), das sete prefeituras que integram a associação e do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições, gratuitas e limitadas, devem ser feitas pelo site www.amvali.org.br, onde pode ser acessada a programação completa dos encontros.

De acordo com os organizadores, o objetivo dos eventos é fortalecer a Política de Saúde Mental na microrregião e debater como atender a demanda em todos os níveis de atenção à saúde. Os encontros são alusivos ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia deste mês.

A abertura será às 18h30 de quinta-feira com a palestra “Acolhimento em Saúde Mental nos Diversos Níveis de Atenção nas Políticas Públicas, proferida por Silvio Yiasui, doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) / Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Já na sexta-feira, serão realizadas quatro mesas-redondas, tendo como temas “Rede de Atenção Psicossocial dos Municípios da Amvali”, “As Especificidades  na Atenção em Saúde Mental”, “Acolhimento em Saúde Mental nos Serviços de Urgência e Emergência” e “A Importância da Participação do Poder Judiciário e do Ministério Público na Construção da Rede de Atenção Psicossocial (Raps)”.

A organização espera a participação de profissionais das áreas da Atenção Básica em Saúde, Atenção Especializada em Saúde, Atenção de Urgência e Emergência, Educação, Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Esporte, Conselhos Municipais, Judiciário, Ministério Público, além de instituições de ensino superior e de usuários do SUS. O evento é aberto à comunidade em geral.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3370-6595 com a subgerente de Saúde Mental de Jaraguá do Sul, Denise Thum, ou com a assistente social Sibeli Reichow.