Categorias



Quase 60% dos jaraguaenses mantêm hábito da reciclagem

06/03/2020 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Samae - Tags: reciclavel lixo

A meta da Prefeitura de Jaraguá do Sul de deixar o município cada vez mais sustentável ecologicamente vem contando com apoio da população. Segundo balanço do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), os índices de reciclagem têm apontado crescimento e engajamento. Os dados são altamente positivos, pois a reciclagem partiu de um índice de 7% em fevereiro de 2018 para 26% em dezembro de 2019. De 140 toneladas coletadas, o número subiu para 740 toneladas em dezembro último.

Este volume de materiais movimentou o setor da reciclagem no município e possibilitou o surgimento de seis cooperativas a mais do que existia em 2018, sendo que na época quatro operavam na informalidade e, foram conscientizadas a se legalizar. Hoje, são 12 cooperativas credenciadas e que recebem gratuitamente todo o material reciclável recolhido. Em dois anos, foram mais de 12,3 mil toneladas de recicláveis foram coletados e destinados às cooperativas, onde trabalham cerca de 120 pessoas.

As cooperativas recebem este material gratuitamente, conforme previsto na Lei 7736/2018 do Programa Recicla Jaraguá, fazem a triagem e a comercialização destes materiais, e o resultado é dividido entre todos, conforme os critérios do cooperativismo. O Samae orienta as cooperativas sobre controle financeiro, compras governamentais, utilização de equipamentos de proteção individual, documentação contábil e obrigações trabalhistas. Também, fiscaliza e faz auditorias mensais em suas documentações, aplicando sanções quando necessário.

Ao mesmo tempo, a equipe de Resíduos Sólidos participa do grupo de trabalho de reciclagem designado pela Portaria nº 640/2018, e formado ainda por Fujama, Vigilância Sanitária, Secretarias de Assistência Social e Habitação, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Urbanismo e da Fazenda. O grupo elaborou relatório onde apontou a existência de pelo menos 50 depósitos de recicláveis considerados clandestinos.(https://pmjs.com.br/5GC)

Envolvimento da Comunidade - Para o presidente do Samae, o que mais chamou a atenção nos dados apresentados foi o envolvimento da população jaraguaense na separação dos resíduos, já que estima-se que quase 57% dos habitantes do município praticam a reciclagem. Os dados foram levantados com base na contagem populacional por amostragem do IBGE, apontando que Jaraguá do Sul tem uma população estimada em 177.697 habitantes e que a taxa média de habitantes por economia é de 3,17.

“Neste sentido, vimos que o saco verde aparece como grande incentivador da separação, sendo que foram 125 mil unidades distribuídas por mês em 2018 e, para 2020, temos programada a distribuição de 200 mil sacos verdes por mês, o que deve elevar para 70% o índice de envolvimento da população com a reciclagem”, comemora o presidente do Samae, Ademir Izidoro, enfatizando que a separação dos resíduos acaba se revertendo em muitos benefícios para a população e ao meio ambiente. As palestras, exposições e a divulgação dos dados da coleta seletiva têm contribuído para aumentar o número de pessoas que passam a separar os materiais recicláveis dentro de casa.

Fonte: Samae


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000