Categorias



Sabores e essências do campo invadem a cidade

05/07/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: sabor rural

A Feira Sabor Rural, pelo segundo ano consecutivo, acontece em Jaraguá e estabelece um canal direto do agricultores e artesões com o consumidor final.

Para quem ainda não conhece os produtos feitos por agricultores e artesões de Jaraguá do Sul e Região terá essa oportunidade neste fim de semana. Numa parceria entre Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) o evento prossegue de sexta até domingo, das 10 às 22 horas, no primeiro piso do Jaraguá Park Shopping.

É a segunda vez que o município recebe esta feira que já ocorre há quatro anos na vizinha Joinville. E foi justamente numa destas ocasiões que o secretário de Desenvolvimento Rural de Jaraguá do Sul, Daniel Peach, resolveu trazer a feira para cá. “Fomos convidados pela Epagri para conhecer a feira em Joinville e gostei muito do que vi. É interessante o contato do agricultor diretamente com esse público mais urbano para comercialização do seu produto”, reiterou. Peach também que agradeceu à direção do Jaraguá Park Shopping Jaraguá que “abriu as portas e se tornaram grandes parceiros nesta iniciativa”. Peach adianta que outras edições da Sabor Rural já estão em negociação com o próprio Shopping.

A extensionista regional da Epagri, Josiane Passos também ressaltou a importância da Sabor Rural. “Temos aqui empreendimentos de Jaraguá, Joinville e Corupá. Este ano, a feira está bem diversificada com plantas, geleias, pães biscoitos, mel, artesanato. A intenção é trazer os produtos da agricultura familiar nesse ambiente mais urbano para que haja essa troca de conhecimento e as pessoas possam ver que tem produtos de qualidade na área rural.”, Passos

Uma das expositoras era Janete Pedrotti. O quiosque dela traz produtos artesanais feitos com fibra de bananeira. “É muito bom participar pela segunda vez desta feira. Somos uma associação de agricultoras e de artesãs e trabalhamos o artesanato com base da fibra da bananeira. Temos peças lindas, maravilhosas desde crochê a uma caixa feita com este material, além de cestaria, cachepots, enfim, vários artesanatos bem bonitos. Temos ainda uma coleção de lembranças de Jaraguá do Sul. Convido a todos para que venham prestigiar a feira e venham nos visitar aqui.”, sorriu Janete.

Já Emilene Cunha marcou a estreia na Sabor Rural. O foco de sua barraca ia além de cosméticos artesanais. “Durante a feira vamos trazer as plantas que temos disponíveis no nosso sitio agroecológico Maria Terra. Vai ter aqui as plantas chamadas pancs (plantas alimentícias não convencionais) como araruta, alguma coisa de peixinho-da-horta, maná cubiu entre outras plantas interessantes”, adiantou a produtora.

















 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000