Categorias



Saúde faz força-tarefa para diminuir fila de espera nas unidades

31/01/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: forca tarefa saude consulta adulto odontologia infantil

A Secretaria de Saúde organiza a partir de fevereiro uma força-tarefa com horários estendidos e, em algumas unidade, atendimento aos sábados para reduzir a fila de espera pela primeira consulta na atenção básica. No total, em fevereiro, participam da força-tarefa nove das 26 unidades de saúde. Elas pretendem atender 600 pacientes adultos nesse primeiro momento, além da capacidade já programada.  Atualmente com 6,6 mil pessoas na fila de espera para primeira consulta, esse atendimento deve se aproximar de zero até o fim de março. 

Essa é a expectativa da diretora de Saúde, Níura Demarchi dos Santos. “A exemplo do que fizemos no ano passado com relação ao atendimento pediátrico nos postos de saúde - em que hoje uma criança espera menos de um mês para uma consulta na maior parte das unidades, devido aos mutirões que realizamos -, queremos equilibrar a fila de espera entre os pacientes adultos. Também daremos maior agilidade na fila de pacientes da odontologia pediátrica”, adianta a diretora. 

No primeiro trimestre de 2019 seis unidades de saúde darão suporte para outros bairros, aumentando o número de atendimento às crianças que esperam por atendimento odontológico no posto de saúde, sem, com isso, aumentar a carga horária dos profissionais. Isso só foi possível através do estudo de demandas na área de odontologia. Atualmente a espera por atendimento sem urgência pode chegar a até seis meses. Todas as 26 unidades de saúde e a unidade da Reinoldo Rau oferecem o serviço de odontologia, incluindo extração de dentes, restauração, limpeza, aplicação de flúor e diagnóstico para encaminhamento à especialidade. São 26 dentistas na atenção básica e 11 dentistas no Centro de Especialidades Odontológicas. Confira abaixo as unidades de saúde que darão suporte a outros bairros para agilizar o atendimento na odontologia infantil. Os pais devem ficar atentos, pois poderão ser chamados por um posto de saúde que não é do seu bairro para o atendimento odontológico do filho. 

Força-tarefa na odontologia infantil

*Posto de saúde da Vila Lalau – atenderá também o bairro João Pessoa na odontologia infantil           
*Posto da Reinoldo Rau – atenderá também o bairro João Pessoa na odontologia infantil 
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO, anexo ao Centro Vida) - atenderá Nereu Ramos na odontologia infantil 
*Posto de saúde de Santa Luzia – atenderá também Tifa Schubert na odontologia infantil
*Posto de saúde de Três Rios do Norte – atenderá também Santo Antônio na odontologia infantil 
*Posto de saúde da Vila Nova – atenderá também Rio Cerro I e II na odontologia infantil 


Força-tarefa no atendimento clínico geral para adultos (mês de fevereiro)

*Unidade Tifa Schubert - horário estendido até as 18 horas (das 16 às 18 horas apenas consultas agendadas)
*Unidade Santo Antônio - horário estendido até as 18 horas (das 16 às 18 horas apenas consultas agendadas)
*Unidade Barra do Rio Cerro - atendimento extra todas as terças e sextas. E nos sábados dos dias 2, 9 e 16 (apenas consultas agendadas)
*Unidade Rau – atendimento todos os sábados, das 7 às 16 horas (apenas consultas agendadas)
*Unidade João Pessoa – atendimento todos os sábados, das 7 às 16 horas (apenas consultas agendadas)
*Unidade Amizade – atendimento extra todas as segundas e sextas (apenas consultas agendadas)
*Unidade Rio Cerro II – atendimento extra todas as sextas-feiras. Todos os sábados haverá atendimento das 7 às 16 horas (apenas consultas agendadas)
*Unidade Estrada Nova - atendimento nos sábados dos dias 2, 16 e 23, das 7 às 16 horas (apenas consultas agendadas)
*Unidade Vila Nova - horário estendido até as 18 horas e atendimento nos sábados dos dias 16 e 23, das 16 às 18 horas (apenas consultas agendadas)

Crédito da foto: www.blog.saude.gov.br

 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000
Website Security Test