Categorias



Saúde define estratégias após confirmação de 1º caso de febre amarela em Jaraguá

17/02/2020 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: febre amarela combate

Profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul realizaram nesta segunda-feira (17) a primeira de uma série de reuniões de trabalho para definir estratégias para conter o avanço da febre amarela dentro do Município. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer, a recente confirmação de um paciente de Jaraguá do Sul com doença – já recuperado -e as sucessivas aparições de primatas mortos no Município e nas cidades vizinhas levaram a Secretaria de Saúde a adotar algumas medidas pontuais diante desta situação.

“A principal é levar algumas orientações para os profissionais médicos para que eles possam realmente facilitar o diagnóstico, ficar atentos a eventuais casos e já dar encaminhamentos oportunos”, adiantou Fischer.

O diretor destaca ainda que esta foi a primeira de uma série de reuniões técnicas com estes profissionais (médicos e enfermeiros). “Um dos que estará capacitando sobre a estratégias que serão adotadas será um dos nossos diretores médicos da Secretaria de Saúde , o doutor Luis Fernando Saboia Pitta Gonçalves. Outros profissionais de nossas equipes da Vigilância Epidemiológica, Supervisão da Imunização e Epidemiologia também farão parte deste trabalho”, detalha. 

No primeiro encontro, Luiz Fernando apresentou aos presentes como será feito o atendimento dos médicos quanto ao fluxograma de casos suspeitos de febre amarela em toda a cidade. “Vamos iniciar durante este período pelo lado sul do Município que abrange os bairros Santo Estevão, Jaraguá 84, Jaraguá 99, Barra do Rio Cerro, Rio da Luz e Rio Cerro. O fluxograma é justamente para detectar se há algum elemento suspeito de febre amarela e, se for detectado, encaminhar aos hospitais plenamente informados e esperando a recepção deste pessoal".

Outras reuniões de trabalho para definir ações contra o avanço da febre amarela no Município devem ocorrer nos próximos dias. “Estamos fazendo por área. Vamos começar aqui pelo Sul, depois vamos aqui perto do Morro (Boa Vista), depois Nereu Ramos e toda aquela área e vamos fechar o esquema para que todos os profissionais da área médica, como as enfermeiras, estejam sabendo identificar se há casos suspeitos de febre amarela”, ponderou o médico e coordenador deste trabalho.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000