Categorias



Roteiro religioso conta com festa em duas igrejas no fim de semana

06/09/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Turismo - Tags: festas igrejas turismo

Duas comunidades católicas de Jaraguá do Sul promovem festividades em suas paróquias neste fim de semana, prometendo lotar os salões de festas: na Capela Santo Estevão, em homenagem ao padroeiro, e na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Czerniewicz. Para os fiéis que não abrem mão de unir religiosidade e confraternização, acompanhados da família e dos amigos, a dica é se programar. Os participantes, além de interagirem entre si, terão a oportunidade de contribuir para a manutenção dos respectivos templos.

A agenda completa com os eventos programados pelas igrejas está no www.jaraguadosul.sc.gov.br, banner virtual “Próximos eventos”, e no https://turismo.jaraguadosul.sc.gov.br.


Capela Santo Estevão, que festeja o padroeiro, foi construída em 1922

A comunidade está relacionada à construção da escola dedicada a Santo Estevão, em 1894. A antiga capela de madeira foi construída próxima ao cemitério da localidade, mais precisamente onde hoje se encontra o Posto de Saúde. Já a atual edificação da Capela Santo Estêvão foi construída em 1922 – apontada como a mais antiga do município de Jaraguá do Sul. O bairro Santo Estevão foi colonizado por húngaros, que escolheram como padroeiro o santo patrono de seu país de origem (o rei Estêvão, que converteu a Hungria ao Cristianismo). A imagem do santo se encontra no altar-mor do templo, trazida da Hungria por Georg Wolf.

A capela reúne detalhes que a caracterizam como uma das três únicas com arquitetura húngara no Brasil. A memória litúrgica de Santo Estêvão da Hungria é celebrada pela Igreja Católica no dia 16 de agosto. A edificação passou por reformas em 1959 e 2006. A Capela Santo Estevão está inserida na Rota Húngara.

Programação da Festa da Capela Santo Estevão
Sábado, 7 de setembro
17h30 – Santa Missa

Domingo, 8 de setembro
10h - Santa Missa
Almoço com churrasco, marreco e acompanhamentos 
Soirée com a Banda GBD Garibaldi

Onde: Rodovia JGS 466, s/nº – Garibaldi
Contato: (47) 3376-1931 ((Paróquia Nossa Senhora das Graças), psec59@diocesejoinville.com.br



Comunidade do Perpétuo Socorro surgiu em 1985

A história da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na parte alta do bairro Czerniewicz, nasceu com as Santas Missões Redentoristas, em 1985, e a fundação ocorreu em 16 de junho de1985. Houve um clamor da comunidade para a construção de uma igreja, porém, entraves burocráticas impediam a derrubada das árvores no local. Surpreendentemente, no dia 23 de março de 2001, por volta das 15h, um temporal com ventos fortes derrubou cerca de 80% das árvores do terreno. A comunidade viu nesse episódio a ação de Deus e a intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como um sinal para que a capela deveria ser edificada naquele local.
Hoje a igreja de pedras têm duas torres. Construída em dois anos, é composta por 29.500 pedras e foi inaugurada em 18 de junho de 2005.

Próximo ao templo está a Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, revitalizada e reinaugurada em 28 de maio de 2017, com teto em formato de concha. No caminho, o visitante poderá percorrer as sete dores de Maria, representadas em oratórios.


Programação da Festa na Perpétuo Socorro
Sábado, 7 de setembro:
11h às 14h – Churrasco
13h30 – Café Prêmio
18h – Santa Missa (3º dia do tríduo)

Domingo, 8 de setembro
10h - Santa Missa Festiva em honra à Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
11h às 14h - Churrasco
14h – Café Prêmio
18h – Sorteio da rifa

Onde: Capela (Gruta) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
Rua Henrique Marquardt, 755, Czerniewicz
Contato: (47) 3370-1005, grutaperpetuosocorro@gmail.com


Turismo religioso 
E
m 2018 foi criado o Grupo de Turismo Religioso de Jaraguá do Sul, ligado à Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. No mesmo ano ocorreu o lançamento do Guia de Atrativos Religiosos. Em 2019, com o 1º Famtur de Turismo Religioso, voltado a agentes de viagens, operadoras e integrantes do trade turístico, agências de Joinville e Curitiba, mais o Sesc, se interessaram pelo potencial e infraestrutura da cidade e estão com roteiros em elaboração.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000