Categorias



Retrospectiva: Novembro de 2019

20/12/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: retrospectiva

Em 2019: a maior Schützenfest de todos os tempos
Foram 11 dias – de 7 a 17 de novembro - de uma extensa programação. Além da alegria, beleza e animação, a 31ª Schützenfest também ficará marcada pela quebra de recordes. Pela primeira vez, o evento reuniu um público superior a cem mil pessoas, foram exatamente 117.410 visitantes, um aumento de 19,12% em relação a 2018. O balanço divulgado pela CCO revela ainda outros números impressionantes. Foram 163.288 copos de chope consumidos e 90.153 tiros disparados na edição de 2019, que trouxe como novidades a nova decoração e a revitalização de espaços, como do restaurante, e a criação de outros, como o destinado para as crianças.

Já tá com saudades? Calma, em 2020 tem mais!



Apaixonados por carros e suas antigas paixões
Que brasileiro é louco por carro todo mundo sabe e até já foi motivo de slogan publicitário. O jaraguaense então, nem se fala. Talvez este seja um dos motivos da cidade ter recebido em novembro deste ano o Encontro Sul-Brasileiro de Carros Antigos. Com direito a caracterizações de época em que foram fabricados, algumas pessoas, visitantes e expositores, foram uma atração a parte no encontro que teve como pano de fundo um dos principais pontos turísticos da cidade: o Parque Malwee.


Alterações significativas no trânsito começam a ser implantadas
O ano de 2019 foi marcado pelo lançamento de um pacote de medidas que devem ser implantadas a médio prazo para garantir maior fluidez ao tráfego de veículos em Jaraguá do Sul principalmente na área central e adjacências. A primeira mudança efetiva, anunciada em novembro, é a de sentido de circulação de nove ruas do bairro Vila Nova, a maioria transversais entre as ruas 25 de Julho e José Marangoni. As mudanças vão continuar a ser implantadas nesse começo de 2020.


Frota reforçada para melhor atender a população
Em novembro de 2019, a Prefeitura de Jaraguá do Sul recebeu seis novos equipamentos para a rotina de trabalhos junto à comunidade jaraguaense. Uma retroescavadeira, duas pás carregadeiras e três escavadeiras hidráulicas fazem agora parte da frota de maquinários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos num investimento superior a R$ 1,9 milhão.


Mais melhorias de vias públicas a caminho
Outros dois editais que visam a contratação de serviços para obras de pavimentação/recapeamento, drenagem pluvial, entre outras melhorias, em seis ruas da cidade foram lançados em novembro. São elas as ruas Victor Rosemberg (Vila Lenzi), Venâncio da Silva Porto (Nova Brasília), José Narloch (Tifa Martins), Amazonas, Nelson Nasato (ambas no Centro), Acre e Bahia (as duas no Jaraguá Esquerdo). Somados, serão mais de seis quilômetros em melhoria viária num investimento total superior a R$ 6 milhões.


Rio da Luz: preservar sem inviabilizar
A nova normativa em torno do tombamento do Bairro Rio da Luz como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi publicada no dia 11 de novembro de 2019, no Diário Oficial da União. As alterações nas regras do tombamento começaram a ser desenhadas em 2017 por representantes da Prefeitura, do Iphan e também da comunidade.  Um dos objetivos da administração municipal, que foi atendido pela nova normativa, era diminuir a área de entorno ao tombamento. A nova portaria do Iphan também excluiu a área mais urbanizada do bairro das restrições e flexibilizou algumas regras para reformas.

A Prefeitura trabalha agora em um projeto para auxiliar os moradores do local que queiram aproveitar as oportunidades de negócios voltadas ao turismo.



 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000