Categorias



Retrospectiva: Março de 2019

19/12/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: retrospectiva

Estratégia para garantir a saúde da população, novos investimentos em infraestrutura, festa de páscoa, festival de cinema. O mês de março de 2019 foi marcado por muitos destaques como algumas das notícias abaixo: 


Sala de situação de combate à dengue é criada
A criação da chamada Sala de Situação em março de 2019 foi uma rápida resposta do Município, por meio da Secretaria de Saúde, ao panorama que colocou Santa Catarina em alerta contra o mosquito Aedes aegypti. Além das equipes de Vigilância em Saúde, a iniciativa integrou ainda as pastas da Educação, Planejamento e Urbanismo, Samae, Fujama e a Diretoria de Comunicação e Jornalismo. O objetivo é monitorar constantemente a situação e desenvolver ações estratégicas de prevenção e combate à dengue.


Jaraguá do Sul contra a febre amarela
A Campanha de Vacinação foi apenas um dos alicerces da estratégia adotada pela Prefeitura de Jaraguá do Sul para o combate à febre amarela. Boletins diários mantiveram a população informada e orientada em relação a doença que avançava rapidamente para os Estados do Sul. Além dos trabalhos da vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, técnicos e biólogos da Fujama coletavam amostras de sangue de macacos da espécie bugio (Alouatta guariba) - capturados próximos a áreas habitadas - que foram enviadas à Florianópolis. Sensíveis ao vírus da febre amarela, os primatas também são vítimas da doença: eles adoecem e, frequentemente, morrem, mas não transmitem a moléstia para os seres humanos.


Osterpark coloca Jaraguá do Sul
no roteiro do turismo pascal

O que começou como uma iniciativa das mulheres ligadas aos Clubes de Mães e Centro de Convivência da Prefeitura já se consolidou como um evento constante no calendário cultural jaraguaense: a Osterpark. A terceira edição da feira de Páscoa de Jaraguá do Sul cresceu e se solidificou. Em 2019, o evento teve 50 expositores, número superior ao do anos anteriores e se estendeu até abril, na Semana Santa.


Festival de Cinema atrai mais adeptos
Seguindo o slogan "Aqui os sonhos acontecem se você imaginar", a segunda edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (Fescine) mostrou que pode se consolidar no calendário cultural da cidade. Já no período de inscrição a nova mostra da 7ª Arte, que ocorreria em maio, apontou um crescimento nas inscrições da ordem de 40% em relação a primeira edição de 2018, o que correspondeu a de 370 produções inscritas. Avanço não só em quantidade, mas também em qualidade e diversidade que envolve a produção nacional independente do audiovisual.



Nova tecnologia na iluminação pública
Em tempos em que a internet está literalmente no bolso das pessoas, a “febre dos aplicativos”, que oferecem soluções práticas e rápidas para o cotidiano, é uma tendência que só cresce. Entendendo este comportamento, a Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou em março deste ano o aplicativo “Cidade Iluminada”. Por meio desta ferramenta, o próprio munícipe pode abrir chamado para resolver problema de iluminação em sua rua. O aplicativo também permite ao cidadão acompanhar o andamento da solicitação. Assim o Município passou a fazer o controle da luminosidade de mais de 300 luminárias de LED instaladas em ruas do município.


Sine disponibiliza vagas por aplicativo
Foi a partir de março também que a agência Jaraguá do Sul do Sistema Nacional de Emprego (Sine) passou a disponibilizar mais uma ferramenta para contribuir com a inserção no mercado de trabalho, dessa vez por meio do aplicativo Whats App. Para isso, as instituições ou profissionais que queiram receber diariamente a atualização das vagas ofertadas pelas empresas e instituições devem solicitar para serem adicionados no grupo do “Sine Jaraguá”, através do 47-98861-9795. A iniciativa visa impulsionar a empregabilidade e consequentemente contribuir para a distribuição de trabalho e renda aos jaraguaenses.


Assinadas ordens de serviço para pavimentar 14 ruas
Os investimentos na infraestrutura e mobilidade urbana foram um dos grandes destaques durante todo ano de 2019 em Jaraguá do Sul. Em março, por exemplo, foram assinadas ordens para pavimentação em 14 ruas do Município. O valor do investimento para as melhorias foi de R$ 4,3 milhões de recursos próprios.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000