Categorias



Retrospectiva: Junho de 2019

19/12/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: retrospectiva

O trem foi uma das atrações que fizeram o jaraguaense sorrir e se encantar em junho de 2019. O mês teve ainda uma série de acontecimentos especiais como a formação de adolescentes, competição nacional na pista de atletismo, limpeza dos rios, controle de poluição, voluntariado na reforma do abrigo municipal e o Parque Via Verde que começou a ficar mais florido 



Adolescentes se formam em curso preparatório
E a educação em junho de 2019 comemorou mais uma conquista, 27 adolescentes receberam certificado de conclusão do curso “Empresa e Escritório”, do Programa de Iniciação ao Trabalho. Do total de formandos, 23 são adolescentes de famílias usuárias de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), encaminhados pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. O curso foi promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Habitação e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Antes da formatura, alguns alunos já estavam empregados.


Pista municipal recebe 320 feras do atletismo
Jaraguá do Sul foi sede em junho de 2019 do Campeonato Catarinense Adulto de Atletismo. As provas envolveram 320 atletas de 18 equipes no Centro Esportivo Municipal Murillo Barreto de Azevedo. A pista de atletismo de Jaraguá do Sul é considerado um dos melhores equipamentos esportivos para modalidade no Estado, tem certificado de classificação da International Association of Athletics Federations (IAAF), que permite receber diversos treinamentos e eventos, inclusive de porte internacional. O Centro Esportivo está localizado na Rua Hruschka, s/n, no bairro Tifa Martins. Vai lá e aproveita. É aberto para toda comunidade.


Título Sul-Brasileiro no Esporte
Junho foi de glória para o esporte jaraguaense. Um dos destaques foi a conquista do Campeonato Sul-Brasileiro de Basquetebol sub-17 feminino. Na decisão, nossas meninas passaram tranquilas pelas campeãs mundiais de Foz do Iguaçu com o placar de 52 a 46.


Parque Via Verde ganhou árvores, muitas árvores
O Parque Via Verde, à beira do Rio Itapocu, na Ilha da Figueira, ficou ainda mais belo no mês de junho de 2019. Foram plantadas pela equipe de jardinagem da Secretaria de Obras 150 mudas de árvores, entre ipês e manacás adquiridas pela Fujama. Depois, em julho, mais cem mudas foram plantadas na calçada do outro lado da rua do parque.


Controle de efluentes
Em junho de 2019 também aconteceu uma etapa do Programa de Monitoramento dos Efluentes Líquidos lançados nos rios. A equipe técnica e de fiscalização ambiental da Fujama realizou vistorias surpresas a empresas, com coleta de amostras de efluentes líquidos nas saídas das suas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE). O objetivo principal deste tipo de medida é a conscientização para o correto tratamento dos efluentes gerados através do acompanhamento das fontes poluidoras, promovendo ações de prevenção e mitigação de impactos nos cursos d'água. Nos três anos de desenvolvimento do programa foi possível verificar a melhoria na qualidade dos efluentes lançados nos cursos d’água do município.


Piuí piuí piuí abacaxi / Shock, shock, shock, shock por aí
Nostalgia, encantamento e entusiasmo resumem os sentimentos envolvidos com a volta dos passeios da locomotiva a vapor nos 17 quilômetros do trajeto Jaraguá do Sul/Corupá. No mês de junho, a Maria Fumaça foi a grande atração da cidade.


Jaraguá fica mais iluminada
A Prefeitura de Jaraguá do Sul iniciou em junho a segunda etapa de instalação de luminárias LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz). A troca das antigas lâmpadas de vapor por LED se deu por conta de economia no valor da iluminação pública e por mais potência de iluminação, deixando a cidade mais bonita e segura. A primeira etapa do programa incluiu oito praças, 68 ruas, o Calçadão da Marechal, Arena Jaraguá e Scar, com instalação de 2.603 luminárias de LED.
Já a segunda etapa contemplou 93 ruas, Avenida Prefeito Waldemar Grubba e Praça da Apae, totalizando mais de 1.400 pontos de luminárias. Só na Avenida Waldemar Grubba, trecho urbano da BR-280, foram 219 pontos.



Limpeza para prevenção
O trabalho de limpeza dos rios da cidade foi frequente em 2019. Em junho, a Defesa Civil realizou limpeza nos pilares da Ponte Abdon Batista – sobre o Rio Itapocu –, no Centro. Foram retirados restos de vegetação (galhos, ramos e troncos) que impediam o curso normal da água. Este é um tipo de ação permanente para prevenir o represamento da água dos rios em períodos de chuva intensa.




Abrigo do Centro reformado por funcionários da Malwee
Um grupo de 110 funcionários da empresa Malwee fez bonito. A turma colocou a mão na massa e promoveu uma ampla reforma do abrigo infantil localizado no centro da cidade. O mutirão foi organizado em 20 frentes de trabalho e envolveu reparos como: pintura de toda a casa e dos muros; reforma e pintura dos portões; reforma do parquinho; pintura artística do container (pelos artistas plásticos Fernando Oschler e Lizandra Bona); colocação de toldos; instalação de cobertura na área de lazer; casinha de bonecas; criação de uma horta; e reformas internas nos quartos, que ficaram mais aconchegantes.




 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000