Retrospectiva: Fevereiro do 2019

19/12/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: retrospectiva

Educação, infraestrurura e prevenção foram alguns dos destaques entre as ações realizadas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul em fevereiro de 2019:

Pavimentação na Ilha da Figueira
As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos a Prefeitura de Jaraguá do Sul começaram 2019 na preparação para pavimentar três ruas do bairro da Ilha da Figueira: Olímpio Junckes (144 metros de extensão), José de Paula Bueno (172 metros) e Frederico Balsanelli (181 metros). As vias estavam na relação de 38 ruas que foram contempladas por meio de convênio de R$ 20 milhões.

Google para educação
Mais de 800 profissionais da Secretaria Municipal de Educação participam no começo de fevereiro de 2019 de uma capacitação para utilizar as ferramentas da Google for Education, ou Google para Educação. O programa foi implantado, em etapas, na rede municipal de ensino.

Troca de tubulação
No começo de fevereiro de 2019, a Prefeitura de Jaraguá do Sul deu início a uma importante obra para diminuir os riscos de alagamentos na Rua José Theodoro Ribeiro, no bairro Ilha da Figueira.
Desde o entroncamento da Rua Catharina Junckes Berns com a Rua Avelino Floriano Borba, numa extensão de 125 metros, foram instalados tubos de 60 centímetros de diâmetro, em substituição aos existentes e que não davam vazão suficiente, provocando alagamentos frequentes naquela região.

Resgate de macaco bugio
O resgate de um macaco bugio na rua Erich Harchen no bairro Rio Cerro I chamou a atenção no início de 2019. O animal estava ferido numa das pernas traseiras e estava no chão quando a equipe da Fujama chegou. Após o resgate, o macaco foi encaminhado ao veterinário onde foi tradado. Depois de curado, ele foi devolvido à natureza. O bugio, também chamado de guariba ou macaco barbado, faz parte do grupo dos macacos do gênero Alouatta: arborícolas, de hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa. Sua característica mais marcante é o som emitido pelos machos que pode ser escutado a longas distâncias. Pode ser encontrado em regiões florestais desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul.

Idosos na colônia de férias
Fevereiro de 2019 começou bem animado para mais de 200 idosos que participaram da Colônia de Férias da Terceira Idade, promovida pela Prefeitura. A iniciativa ofereceu aos participantes ginástica, dança, caminhada, café e até baile da tarde. Durante o ano, mais de 3000 idosos do município participam das atividades desenvolvidas no Centro de Convivência.

Centros infantis recebem 60 computadores e 30 projetores
Os 30 Centros de Educação Infantil do Município receberam em fevereiro de 2019 um kit com dois computadores e um projetor para planejamento dos professores e para pesquisa e estudo das crianças. Muitas creches ainda não contavam com essas ferramentas. O investimento da Educação, incluindo kits para as escolas municipais, foi de mais de R$ 1 milhão. Os 60 computadores e os 30 projetores custaram R$ 235 mil. Ao longo de todo ano, a educação de Jaraguá do Sul passou por um amplo processo de modernização.

Projeto científico de Jaraguá leva adolescentes à Espanha
Duas estudantes da escola Municipal Luiz Gonzaga Ayroso, Leticia Braun e Scheila Aparecida de Souza, ambas com 13 anos, e o professor orientador Jean Mary Facchini carimbaram passaporte para Europa em fevereiro de 2019. Os três foram para Espanha apresentar a bala antitabagismo, desenvolvida no projeto de iniciação científica, oferecido no contraturno escolar. A bala que ficou famosa tem propriedades que auxiliam nos sintomas de abstinência de quem deseja parar de fumar.

Prefeitura de Jaraguá urbaniza 32 ruas em 17 loteamentos
A Prefeitura de Jaraguá do Sul deu início em fevereiro de 2019 a um projeto de reurbanização de 32 ruas localizadas em 17 loteamentos irregulares, com serviços de concretagem e implantação de infraestrutura nessas vias. Moradores dos locais beneficiados esperavam as melhorias há mais de uma década. O trabalho de regularização fundiária se estendeu por todo o ano.

Para entrar no ritmo
As escolas municipais de Jaraguá do Sul começaram o ano letivo em 2019 com o reforço de 182 instrumentos musicais. Entre os 11 tipos diferentes de instrumentos que passaram a ser utilizados em projetos de educação musical: violões, trompetes, clarinetes e trombones. O investimento marcou o resgate do projeto de banda escolar. Depois disso, aliás, alunos e professores foram responsáveis pela execução do hino nacional e hino de Jaraguá do Sul em diversos eventos.

Ponto de Entrega Voluntária abre as portas

Um armário, seis equipamentos eletrônicos, um fogão, um sofá, lâmpadas, pilhas e outros objetos figuraram entre os materiais recebidos no primeiro dia de operação do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), inaugurado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul no dia 27 de fevereiro de 2019. O PEV foi idealizado para ser um local no qual os jaraguaenses possam depositar todos os materiais que antes tinham dificuldade de descartar. A estrutura fica na rua Leocádio Rodrigues (Vila Lenzi), entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá.