Categorias



Retrospectiva: Abril de 2019

19/12/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Gabinete - Tags: retrospectiva

Abril começou cheio de medalhas para o esporte jaraguaense, mas não foi só isso que fez o mês especial. Registramos o Movimenta Jaraguá, a contratação de novos médicos, mais uma etapa pela desburocratização dos processos, a substituição das placas de logradouros e mais: 


Time de natação conquista 27 medalhas em Palhoça

O mês de abril de 2019 começou bem para a equipe da natação jaraguaense. Os atletas do projeto do Município - em parceria com a Urbano e a Ajinc - conquistaram 27 medalhas no 1º Festival Estadual Mirim Petiz de Natação, que ocorreu em Palhoça. O evento, destinado para nadadores de 8 a 12 anos, reuniu, no Complexo Aquático da Unisul, aproximadamente 300 nadadores de 17 equipes catarinenses. Jaraguá do Sul acabou na terceira colocação na categoria petiz, somando 363,50 pontos.



Movimenta Jaraguá teve público de cinco mil
O primeiro Movimenta Jaraguá de 2019 aconteceu no dia 6 de abril nas Escolas Darci Franke Welk e Renato Pradi, reunindo cinco mil pessoas. A programação, gratuita, envolveu atividades esportivas, culturais, recreativas e de atendimento à comunidade. Houve brinquedos infláveis, futebol de campo, futsal, basquete e voleibol, circuito militar, Proerd, Polícia Militar, apresentações culturais, show de talentos, pintura facial, corte de cabelo, barba, maquiagem, manicure, massagem, podólogo, explicações sobre o Imposto de Renda, teste de Índice de Massa Corporal (IMC), aferimento de pressão arterial, doação de árvores frutíferas, exposição de robótica, aulão de zumba e vacinação de febre amarela. Ao longo do ano, outras três edições do Movimenta Jaraguá foram realizadas.


Novos médicos integram os postos de saúde
A Prefeitura de Jaraguá do Sul contratou no começo de 2019 quatro novos médicos para reforçar o atendimento nos postos de saúde. O objetivo foi atender as unidades que precisavam de mais profissionais e desafogar a demanda beneficiando a comunidade.


Placas de logradouros começam a ser substituídas
A Prefeitura de Jaraguá do Sul começou em abril o processo de substituição das placas de nomenclatura de vias e logradouros no município. Além das placas de vias e logradouros foram substituídas as placas do tipo semipórticos e instaladas placas metálicas de defensas para exploração econômica de publicidade. O novo modelo das placas de logradouros é igual ao adotado na capital São Paulo, na cor verde com letras maiores e refletivas, facilitando a identificação das ruas. Atualmente, há 5.750 placas de logradouros no município.

Desapropriação da Escola Dente de Leite
No dia 4 de abril de 2019, o prefeito Antídio Lunelli assinou decreto que declarou de utilidade pública o imóvel do Centro Educacional Dente de Leite Ltda, dando início a aquisição da estrutura pelo Município. A estrutura, com terreno de 3.282 metros quadrados e área total edificada de 686 metros quadrados, servirá para aumentar a oferta de vagas na educação infantil a partir de 2020. Depois da desapropriação, foi dado início ao processo de compra e ainda a reforma do imóvel.


Aula de educação financeira
A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul lançou em abril o Projeto de Educação Financeira para crianças, em parceria com a Viacredi. Em 2019, as aulas aconteceram nas escolas Luiz Gonzaga Ayroso (Jaraguá 84), Ribeirão Molha (Rio Molha) e Adelino Francener (Boa Vista), atingindo cerca de 500 alunos, do 1º ao 5º ano. Em 2020, a iniciativa deve ser estendida a outras escolas. A educação financeira ensina às crianças alfabetização matemática, a importância da organização financeira, como poupar, entre outros temas.


Fujama também desburocratiza
Na busca de facilitar o atendimento à comunidade, a Fujama anunciou em abril de 2019 a implantação de um serviço de protocolo online para algumas atividades, como pedido de corte de árvores, certidão de dispensa ambiental e cadastramento ambiental facilitado.
O sistema do Protocolo Online foi criado pelos próprios servidores da pasta fazendo parte de um amplo projeto da administração pela desburocratização e agilidade.


Puma é flagrado por câmeras da Fujama
O sistema de armadilhas fotográficas instaladas pelos biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em áreas de preservação ambiental do município, flagrou em abril de 2019 a presença de um puma, grande felino ameaçado de extinção.

Segundo um dos especialistas neste trabalho, este sistema de monitoramento foi instalado em áreas prioritárias para criação de Unidades de Conservação indicadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de Jaraguá do Sul.

Também conhecido como onça-parda, suçuarana ou leão-baio, este animal é um carnívoro de hábito solitário e territorialista, sendo a maior espécie de felino encontrada em Santa Catarina e a quarta maior do mundo, podendo chegar até 72kg e comprimento (cabeça e corpo) de 1,50m. Na Mata Atlântica, estima-se que exista uma população com menos de 1000 indivíduos aptos a se reproduzirem.



























 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000