Categorias



Quarta oficina sobre o Plano Diretor ocorre na Associação de Moradores

28/04/2016 - Publicado por: Pedro Bortoloti Jr - Categoria: Jourdan - Tags: plano diretor oficina jourdan instituto

O Instituto Jourdan promove hoje, às 19 horas, a quarta Oficina Preparatória para a Revisão do Plano Diretor. Os envolvidos são os moradores dos bairros Rau, Água Verde, Três Rios do Sul, Estrada Nova, Vila Lenzi e Chico de Paulo. O evento ocorre na sede da Associação de Moradores da Vila Lenzi, que fica na Rua Padre Horácio, 246. Ontem (27), a terceira oficina (fotos) ocorreu na Escola Alberto Bauer. Os envolvidos foram os moradores dos bairros Amizade, Czerniewicz, Nova Brasília, além do centro. Para amanhã (29) está agendada nova oficina (confira na programação), também às 19 horas, com moradores da Barra do Rio Molha, Vila Nova, Rio Molha, na sede da Associação de Moradores do Rio Molha, que fica na Rua Adolfo Antônio Emendoerfer, 2841.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano, a partir de uma lei elaborada com a participação popular, com diretrizes para o desenvolvimento ordenado da cidade. A revisão precisa ocorrer, no máximo, a cada 10 anos, de acordo com a Lei Federal nº 10.257/2001 – Estatuto da Cidade. As oficinas integram as ações necessárias para a revisão do Plano Diretor. Há, também, em http://www.jourdan.org.br/planodiretor/, espaço para contribuições de diversas maneiras: com formulário on-line, que também pode ser entregue no setor de protocolo da prefeitura, além do envio de propostas livres por meio de planodiretor@jaraguadosul.sc.gov.br e planodiretor@jourdan.org.br.

A oficina consiste em uma breve apresentação da necessidade de Revisão do Plano Diretor e da importância desta lei para o planejamento da cidade. Em seguida, os participantes são divididos em cinco grupos, de acordo com as estratégias de desenvolvimento urbano, elencadas no Plano Diretor atual: estratégia de meio ambiente natural e cultural; estratégia para melhoria da mobilidade e acessibilidade; estratégia para uso e ocupação racional do solo; estratégia para promoção da habitação de interesse social; e estratégia para a gestão democrática e participativa.

Todos os grupos são apresentados aos objetivos, diretrizes e propostas de cada uma das estratégias, conforme texto original da Lei, para debate. Neste momento, há a oportunidade dos participantes proporem alterações nestes itens, inclusão de novas propostas ou exclusão. O conteúdo das oficinas será publicado, bem como todas as contribuições devidamente respondidas.





















 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000