Categorias



Puma é flagrado por câmeras da Fujama

22/04/2019 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Meio Ambiente - Tags: fujama puma animais fotografia

O sistema de armadilhas fotográficas instaladas pelos biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) em áreas de preservação ambiental do município, flagrou a presença de um puma, grande felino ameaçado de extinção. Segundo um dos especialistas neste trabalho, este sistema de monitoramento foi instalado em áreas prioritárias para criação de Unidades de Conservação indicadas pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de Jaraguá do Sul.

Também conhecido como  onça-parda, suçuarana ou leão-baio, este animal é um carnívoro de hábito solitário e territorialista, sendo a maior espécie de felino encontrada em Santa Catarina e a quarta maior do mundo, podendo chegar até 72kg e comprimento (cabeça e corpo) de 1,50m. Na Mata Atlântica, estima-se que exista uma população com menos de 1000 indivíduos aptos a se reproduzirem.

As principais ameaças para a espécie são perda e fragmentação de habitat (florestas) por expansão urbana e agropecuária, atropelamentos e caça. Apesar de seu tamanho e hábito alimentar carnívoro ela não oferece risco a população.

Nos estudos realizados pela Fujama já foram registradas outras espécies pertencentes a fauna e flora ameaçadas de extinção. “Porém, o registro desse felino é um forte indicador do bom estado de conservação de algumas áreas do Município, o que as tornam prioritárias para a criação de Unidades de Conservação, visando a proteção da biodiversidade local”, complementa um dos biólogos da Fujama, Christian Raboch Lempek.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000