Categorias



Publicada nova normativa do Rio da Luz

11/11/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Eventos - Tags: rio da luz tombamento

A nova normativa em torno do tombamento do Bairro Rio da Luz como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi publicada nesta segunda-feira dia 11 de novembro de 2019, no Diário Oficial da União.

Após um trabalho de revisão, feito conjuntamente pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Prefeitura de Jaraguá do Sul e moradores, o resultado foi entregue ao prefeito Antídio Lunelli na última sexta-feira pela superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola.

As alterações nas regras do tombamento começaram a ser desenhadas em 2017 por representantes da Prefeitura, incluindo os setores de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Planejamento Urbano, por integrantes do Iphan e também da comunidade. 

Um dos objetivos da administração municipal, que foi atendido pela nova normativa, era diminuir a área de entorno ao tombamento. Um manual explicando as novas regras será elaborado e entregue aos moradores, assim como Prefeitura e Iphan devem agendar um encontro nas próximas semanas detalhando as mudanças.

A nova portaria do Iphan exclui a área mais urbanizada do bairro das restrições e também flexibiliza algumas regras para reformas.

Segundo o prefeito Antídio Lunelli, é preciso aproveitar as oportunidades que o reconhecimento do Rio da Luz como patrimônio nacional abrem para o turismo. “As regras anteriores do tombamento estavam rígidas demais e alcançavam uma área já urbanizada, o que não fazia sentido, por isso, batalhamos pela alteração da portaria. A partir de agora, vamos trabalhar com os moradores detalhando cada regra e também incentivando que aqueles que têm interesse aproveitem a oportunidade para aumentar a renda de suas famílias. Temos aqui do lado Pomerode como grande exemplo”, diz.

Lunelli lembra que o Município já vem incentivando este tipo de negócio. A Casa Rux, que foi restaurada com recursos provenientes do Iphan, abre aos sábados e domingos para venda de café colonial e conta com apoio da Prefeitura inclusive na divulgação dos atrativos.



 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000