Categorias



Proprietários rurais já podem aderir ao Projeto Mananciais

21/06/2017 - Publicado por: Rogério Tallini - Categoria: Agricultura - Tags: Projeto Mananciais mata ciliar recomposição propriedades rurais agricultura desenvolvimento meio ambiente

Os pequenos proprietários rurais do Vale do Itapocu que precisam recompor suas nascentes e matas ciliares, com base nos dados do Cadastro Ambiental Rural, poderão fazê-las de forma gratuita participando do Projeto Mananciais. Em Jaraguá do Sul, as bacias prioritárias para recuperação e conservação da água são os rios Itapocu, Jaraguá, Jaraguazinho, Garibaldi e Itapocuzinho.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach, em função do Projeto Mananciais serão contempladas principalmente as propriedades localizadas no Garibaldi, Jaraguazinho, Santa Luzia e João Pessoa, que possuem até 48 hectares, e estejam acima das captações de água dos municípios do Vale do Itapocu. “Os proprietários rurais interessados assinarão um termo de compromisso e receberão os projetos de recuperação florestal de suas matas ciliares e nascentes, além da execução de todo o projeto em sua propriedade gratuitamente”, informa Peach. Os beneficiados do projeto estarão regularizando ambientalmente sua propriedade, além de promover a melhora da quantidade e qualidade da água das regiões de mananciais do Vale do Itapocu.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, através da Semdra e da Fujama assinaram, recentemente, termos de parceria com a Amvali, para a execução do projeto. Isso significa que o período de cadastramento e adesão dos proprietários rurais já está aberto e pode ser feito pessoalmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Rua Ângelo Rubini, 600, Barra do Rio Cerro – mesmo prédio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos), apresentando o recibo de inscrição no CAR, ou através da internet, clicando aqui. Em Jaraguá do Sul, as atividades ocorrem em parceria com a Semdra, Fujama e Samae.

Ainda segundo o secretário, Jaraguá do Sul possui 592 imóveis rurais que precisam recuperar suas nascentes e matas ciliares nas bacias prioritárias, somando 230 hectares, 115 nascentes e 39 km de rios a recompor. Nesta primeira etapa, serão beneficiadas 150 propriedades. A média de área a ser recomposta na beira dos rios é de oito metros, onde serão plantadas mudas de árvores nativas e instalada cerca para proteger a vegetação da mata ciliar.

O Projeto Mananciais é fruto do Termo de Colaboração entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente e Ministério do Meio Ambiente (FNMA/MMA) com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e o objetivo é a recuperação florestal de nascentes e matas ciliares de pequenas propriedades rurais da bacia hidrográfica do Rio Itapocu tendo como benefício a melhora na qualidade de água da região.

O mesmo consiste na mobilização, cadastro e assinatura dos termos de compromisso dos proprietários interessados na adesão; visita às propriedades rurais; elaboração e implantação dos projetos de recuperação nas propriedades, onde poderá ser feito o plantio de mudas florestais nativas ou cercamento; e o monitoramento e manutenção das áreas em recuperação.

Outras informações podem ser obtidas na Semdra, pelo telefone 2106-8111.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000