Categorias



Projetos nas áreas de Educação e Social da PMJS foram expostos em Seminário

09/10/2015 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Institucional - Tags: seminario palestra

Evento da Assembleia Legislativa abordou práticas bem-sucedidas em áreas voltadas a criança e ao adolescente

A apresentação de projetos jaraguaenses nos setores da Educação e do Social fez parte do Seminário Estadual de Práticas Exitosas na Área da Criança e do Adolescente ocorrido nesta quinta-feira Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) em Florianópolis tendo como prerrogativa espaço de diálogo e ação na busca do fortalecimento das relações entre o governo e a sociedade para efetividade das políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente.

 A participação do município teve início pela manhã com a palestra da secretária de Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Emanuela Wolff, que abordou o projeto voltado a adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto – Liberdade Assistida/ Prestação de Serviços à Comunidade (LA/PSC). A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) unidade Baependi.

O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. O acompanhamento aos adolescentes e suas famílias é realizado pelas equipes técnicas, formada por assistente social, psicólogo, pedagogo e terapeuta ocupacional.

Já os adolescentes que prestam serviço à comunidade são encaminhados às instituições cadastradas pelo Creas. Aqueles que cumprem medida de liberdade assistida são acompanhados pela equipe técnica semanalmente.

No período da tarde foi a vez da apresentação do projeto Escola em Tempo Integral, ministrado pelo secretário da Educação da PMJS, Elson Quil Cardozo, acompanhado do gerente de Ensino Fundamental do município, Luiz Fernando Olegari. Na explanação foi descrito como iniciou o processo de implementação da iniciativa através da criação da Comissão de Educação Integral de Jaraguá do Sul que tem por objetivo proporcionar, aos alunos, maior tempo de estudo, atividades complementares articuladas com componentes curriculares, implantando de forma gradual e constante.

Atualmente, a Comissão de Educação Integral conta com a participação de nove escolas, sendo que três com Educação Integral em turno único com todos os alunos, quatro escolas atendendo com ações de educação integral com oficinas no contra turno e duas em processo de implantação, atendendo um total 908 alunos.

O convite para a participação de Jaraguá do :Sul no Seminário foi feito pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc, deputado Vicente Caropreso. O convite para a participação de Jaraguá do :Sul no Seminário foi feito pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc, deputado Vicente Caropreso. O prefeito Dieter Janssen, também esteve presente e fez parte da mesa diretora do evento.

 






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000