Categorias



Projetos convergem para o turismo religioso em Nereu Ramos

09/04/2015 - Publicado por: Jorge Pedroso - Categoria: Conselhos - Tags: projetos turismo religioso nereu ramos aloisio boeing

Três iniciativas paralelas e complementares, que convergem para a implantação do turismo religioso em Jaraguá do Sul, foram apresentadas aos integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) durante plenária realizada na manhã desta quinta-feira (9), no Auditório Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos. Exposto pela Irmã Edena M. Bittencourt, o Processo de Beatificação do Pe. Aloísio Boeing – assim que concluído deve atrair um grande número de fieis para a região – é base para outros dois projetos para tornar o bairro ainda mais atrativo aos turistas: de Revitalização do Bairro Nereu Ramos, com apresentação do vereador Arlindo Rincos; e de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Bairro Nereu Ramos, abordado pelo supervisor administrativo dos Processos de Tombamento/Fundação Cultural e também conselheiro do Comtur, Eggon Lotário Jagnow; e o Processo de Beatificação do Pe. Aloísio Boeing.

REVITALIZAÇÃO – Elaborado pelo Instituto Jourdan a pedido do vereador Arlindo Rincos, o projeto de revitalização envolve melhorias na praça central e nas principais ruas do bairro: Henrique Demathe, Luiz Sarti, Júlio Tissi e Albino Zanghelini. De acordo com o legislador, o custo para execução desse projeto exige um investimento de R$ 11 milhões. Reconhecendo que é difícil para a Prefeitura de Jaraguá dispor dessa verba, ele informou que já entrou em contato com parlamentares catarinenses no Congresso Nacional e deputados estaduais da região para indicarem recursos a essa iniciativa. Rincos também solicitou aos conselheiros ajuda na captação de verbas junto à iniciativa privada. Para o vereador, necessariamente não é preciso conseguir todo o montante para iniciar a execução do projeto, que, segundo ele, pode ser feito em etapas, de acordo com os valores conseguidos em cada momento.

PRESERVAÇÃO – Na avaliação de Eggon Lotário Jagnow, o projeto exposto pelo vereador e o de Preservação do Patrimônio Arquitetônico que ele apresentou se complementam. A área a ser revitalizada – mais precisamente a Rua Luiz Sarti e adjacências – é onde está concentrada grande parte do casario existente no Centro Histórico de Nereu Ramos. E o seu estudo alerta que esta parte do bairro está sujeita a transformações, que precisam ser monitoradas para harmonizar o novo com as edificações já existentes e o conjunto da paisagem urbana local.

Egon acrescentou que a proposta leva em consideração o movimento a favor da beatificação do Padre Aloísio Boeing, que, se concretizada, trará um grande afluxo de turísticas. “E aposta de um produto turístico, preservando a paisagem histórica das ruas centrais, impedindo edificações 'estranhas' ao meio, possibilitando uma visão ampla e desimpedida do entorno e mantendo a igreja como imagem principal é um diferencial importante par o bairro”, argumentou.

BEATIFICAÇÃO – Já a Irmã Edena demonstrou confiança em obter resultado positivo no Processo de Beatificação do Pe. Aloísio Boeing. “Ele já é servo de Deus”, informou, lembrando que os documentos exigidos já estão no Vaticano e a primeira fase está concluída. Ela acrescentou que agora é preciso comprovação de alguma graça concedida pelo padre. “Já tem casos e com fortes indícios de graça alcançada”, adiantou.


 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000