Categorias



Projeto para adolescentes em conflito com a lei é viabilizado através do FIA

11/09/2019 - Publicado por: Patricia - Categoria: Social - Tags: cidadao futuro fia

"Um objetivo é mostrar que os crimes não ficam sem punição, mas outra frente importante é o caráter educativo do programa, que vai ensinar valores, conceitos como responsabilidade e comprometimento”. É assim que o promotor da Infância e Juventude, Rafael Meira Luz, define o Programa Cidadão do Futuro. O projeto será lançado no próximo sábado (14), às 9h, no 14º Batalhão da Polícia Militar. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, deve estar presente na solenidade.

O Cidadão do Futuro é um projeto viabilizado com recursos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência), gerido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul. O projeto foi proposto pelo Rotary, terá como executor a Polícia Militar, além disso, tem o Poder Judiciário como parceiro. 

De acordo com o promotor Rafael Meira Luz, vão participar das atividades adolescentes em conflito com a lei, encaminhados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e que que cumprem penas judiciais por estarem envolvidos em delitos leves e, na sua maioria, são de famílias em vulnerabilidade social.

“Não são adolescentes que cometeram crimes graves, nós, como sociedade, ainda conseguimos fazer muito por eles. A iniciativa tem um carácter educativo excepcional”, defende. Os adolescentes terão atividades aos sábados, por quatro meses, no Batalhão, onde irão acompanhar a rotina de manutenção do espaço, terão palestras sobre cidadania, comportamento, e farão atividades físicas.

Ordenadora do FIA (Fundo da Infância e Adolescência), a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Maria Santin Camello, também ressalta a importância do Programa Cidadão do Futuro. “É um projeto de reinserção. Uma chance de um futuro melhor para esses adolescentes”.

A primeira turma do Cidadão do Futuro, com 12 adolescentes, inicia as atividades no próximo sábado logo após o lançamento do projeto.










 




Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000