Categorias



Projeto Horta Escolar - semente do alimento, semente do saber

27/09/2010 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Educação - Tags:

A Escola Francisco de Paula é uma das unidades de ensino de Jaraguá do Sul que incentivam os alunos a se envolverem no preparo, plantio e na colheita de verduras e legumes, ações que integram o projeto Horta Escolar. No mês de abril deste ano, sob a supervisão da professora Maria do Carmo Alves, 14 crianças da fase Pré 2, com idade entre quatro e cinco anos de idade, acompanharam, diariamente, dentro da sala de aula, o processo de germinação do feijão. Paralelamente a esta etapa, os alunos aprendiam, na prática, a preparar o solo para receber sementes de alface, beterraba, salsinha, brócolis, couve-flor e espinafre.

 

 

“Com este projeto, as crianças aprendem a lidar com a terra, a cuidar dos alimentos e, acima de tudo, são incentivadas ao cultivo e ao consumo de verdura na casa delas. O projeto foi tão inspirador que os alunos estavam sempre à procura de informações e ansiosos para o momento da colheita. Além de preparar o terreno para os alimentos, as crianças plantaram girassóis, que embelezam os canteiros e alimentam os pássaros”, explica Maria do Carmo.

 

A professora relata o sentimento dos alunos no dia da colheita, ocorrida no dia 14 deste mês. “Foi uma festa. Nossos primeiros alimentos foram a alface e os cheiros verdes. Cortamos, lavamos e a merendeira fez um lanche e serviu a todos as crianças da escola. Parte da colheita foi colocada num pacotinho de presente e levada pelos alunos até suas casas. Percebi que este compartilhamento dos alimentos foi muito gratificante para toda a comunidade escolar e, principalmente, para as crianças que participaram de todo o processo, desde o preparo até a colheita. São nas pequenas atitudes que conseguimos apreciar e dar valor as coisas”.

Segundo a diretora da Francisco de Paula, Carmen Lúcia Souza S. Torizani, “este projeto traz muitas coisas positivas para a escola. Enfatiza valores importantes, como o trabalho em grupo, respeito ao meio ambiente e a busca por uma melhor qualidade de vida. Percebemos que as crianças têm um cuidado especial com a horta e que esse capricho se estende a outras atividades escolares. Houve mudança nos hábitos alimentares das crianças. Elas começaram a entender melhor sobre os alimentos e agora têm hábitos mais saudáveis. Destaco, também, o envolvimento de pais e avós. Como não usamos agrotóxicos na horta, familiares das crianças dão dicas de como fugir das pragas. A solução foi o uso de água e sabão, prática comum em outras épocas. É a integração entre gerações resultando numa alimentação saudável e ajudando para a formação de uma juventude cidadã”.   

 

O projeto Horta Escolar iniciou em março de 2009 pela Secretaria da Educação e na Escola Francisco de Paula envolve cerca de 96 crianças matriculadas do Pré Escolar ao 5º ano. As atividades iniciam no mês de abril e vão até dezembro. Conhecimentos sobre o preparo da horta, as técnicas de plantio, o cuidado no manuseio dos alimentos, pratos que podem ser feitos, entre outras informações, são adquiridos por meio de revistas e livros especializados, devidamente agrupados nas estandes da biblioteca da escola.






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000