Projeto do novo Centro de Especialidades Odontológicos é enviado à Câmara

29/11/2019 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Saúde - Tags: ceo novo

Uma vez aprovada, a nova unidade, que funcionará na Vila Lenzi, irá ampliar em 54% a oferta de atendimento existente à população na área de saúde bucal no Município

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que hoje funciona anexo à Policlínica Doutor João Biron (Centro Vida), na Rua Amazonas, bairro Centro, deve ganhar, em breve, um novo espaço. Esta semana, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para aquisição de um novo imóvel para onde será transferido o CEO, num investimento inicial de R$ 700 mil. Uma vez o projeto aprovado, a nova unidade de saúde bucal irá funcionar próximo ao Posto de Saúde da Vila Lenzi, num terreno com área total 760 metros quadrados (m³), sendo 411,73 m³ de área construída na Rua Onélia Horst.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, a atual estrutura do Centro de Especialidades, criada há 15 anos, não suporta mais a demanda existente. De janeiro até o fim de novembro, o local realizou 12.798 procedimentos. “É uma estrutura acanhada, de corredores e portas estreitas, o que dificulta principalmente o atendimento de pacientes com alguma deficiência, idosos ou que chegam ao local em macas”, explicou Moretti. “Já no novo local, a questão de acessibilidade e conforto aos pacientes serão prioridades novo CEO”.

A coordenadora do CEO, a odontóloga Cintia Silveira Gargioni, também reitera a importância da nova unidade “Atualmente, o CEO do município possui apenas sete cadeiras odontológicas, o que não suporta a demanda de atendimentos encaminhados pela Atenção Básica de Saúde para atendimento odontológico especializado,” reiterou Cintia “Na nova estrutura está prevista 13 cadeiras odontológicas, o que equivale a um aumento de aproximadamente 54% na oferta. Ou seja, atualmente a média de atendimento anual do CEO é de 14.000 atendimentos/ano. Com a nova estrutura, estima-se que o número de atendimentos odontológicos especializados passará para 21.000 atendimentos/ano, com 100% da estrutura ocupada”, completou.

Atualmente, o CEO de Jaraguá do Sul possui as especialidades de Periodontia, Cirurgia Oral, Endodontia, Radiologia Odontológica, Odontologia Pediátrica, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Prótese Dentária, e Estomatologia. Além disso, oferece os Programas de Anquiloglossia, Diagnóstico do Câncer Bucal e Atenção ao Paciente Tabagista. De acordo com Cintia, a projeção da nova estrutura prevê o aumento da oferta de atendimentos prioritariamente nas especialidades de Cirurgia Oral, Endodontia e Prótese, na qual existe atualmente maior demanda reprimida. “Além disso, está em fase de implantação uma nova especialidade no CEO: Disfunção Temporomandibular e Dor orofacial (DTM), que é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula, que causar dor e desconforto ao paciente”, explicou a coordenadora da unidade.

Mudança de categoria - O novo espaço permitirá a mudança de categoria do CEO de Jaraguá do Sul, que hoje é tipo II para tipo III pelos critérios de Saúde Pública. “Isso significa maior aporte de recursos para o município, maior número de pessoas atendidas e maior número de procedimentos realizados”.

Tanto Moretti como Cintia acreditam que novo CEO será um avanço para a odontologia jaraguaense. “Será o reconhecimento que nossa equipe recebeu dos resultados do trabalho de reestruturação interna desenvolvido nesse último ano. Período em que foi elaborado protocolos de Referência e Contrarrefêrencia das especialidades odontológica como, por exemplo o de Anquiloglossia, que está servindo de referência para outros municípios”, reiterou a dentista. “Sem dúvida, uma vez aprovado, construído e feito todas as adequações necessários teremos aqui o melhor Centro de Especialidades Odontológicas do Estado. Mais uma ação da gestão do prefeito Antídio Lunelli, que irá repercutir a favor da própria comunidade”, enfatizou o secretário de Saúde de Jaraguá do Sul.

O projeto do novo CEO deverá agora passar pela análise das comissões na própria Câmara de Vereadores. A expectativa de Moretti é que a proposta de sua pasta seja encaminhada para votação na plenária ainda na próxima semana.