Programa Nudec tem mais um treinamento neste fim de semana

30/05/2014 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Defesa Civil - Tags: nudec treinamento defesa civil

Voluntários do Programa de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) fazem o quarto treinamento neste ano a partir das 8 horas deste sábado (31), no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), anexo ao Centro Administrativo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, na rua Walter Marquardt, 1111, na Barra do Rio Molha.

No encontro serão abordados temas como a história da Defesa Civil no Brasil, em Santa Catarina e Jaraguá do Sul; Conceitos Básicos, Missão, Empregabilidade e Responsabilidade da Defesa Civil e; Mapeamento e Identificação de Áreas de Risco.

Também foram convidados a participar do curso representantes de grupos de apoio da Defesa Civil como Polícia Militar, Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (Gerar), Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Jeep Club, Kentucky Clube de Canoagem.

Segundo, o coordenador do Programa Nudec da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedef), Kristian Robson Iashinski durante o ano, os voluntários receberão, no mínimo, dez capacitações, nos mais variados temas pertinentes á área de prevenção a desastres naturais.

Hoje o programa atua em regiões próximas aos bairros Ilha da Figueira, Santa Luzia, Centro, Barra do Rio Cerro e Nereu Ramos, consideradas estratégicas pela Secretaria da Defesa Civil. Segundo Iachinski o objetivo do Nudec não é apenas preparar as pessoas em relação às respostas para determinada situação. “O principal objetivo é a prevenção. Trabalhar no dia -a-dia enquanto a calmaria está instalada na cidade. Conhecer todas as consequências das atitudes do ser humano de uma maneira geral”, destacou.

“Por exemplo, quais o risco que eu corro em construir minha casa em local inadequado? Ou seja, trabalhar esta linha de pensamento preventivo junto à comunidade”, completou o coordenador do Programa.