Programa de castração vai contar com sistema digital integrado

15/10/2019 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Saúde - Tags: castracao sistema aplicacao saude fujama desenvolvimento rural

O Programa de Castração de cães e gatos fêmeas, oferecido gratuitamente para a população com menos renda, passa a contar, nas próximas semanas, com um sistema informatizado criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O diretor de TI, Marcio da Silveira, e o analista de TI, Marcos Rodrigo Jung Alves, explicam que o sistema vai facilitar a vida das ONGs de proteção aos animais, das clínicas veterinárias que realizam a castração e das secretarias envolvidas no programa, sendo elas Saúde, Fujama e Desenvolvimento Rural.

“O sistema prevê o cadastro do munícipe, com dados como renda, endereço e documento pessoal, além de dados do animal e foto. Assim que o cadastro é realizado pela ONG, as secretarias já têm acesso a ele e podem deferir ou indeferir a castração. Deferido o processo, a clínica e a ONG recebem e-mail de notificação automaticamente, e o proprietário já pode ser avisado da clínica em que deve levar o seu animal”, detalha Silveira. Atualmente o processo é feito em papel e demanda a visita de profissionais na residência do proprietário. Outra novidade será o cadastramento no sistema da prefeitura da chipagem do animal, com foto e respectivo dono do animal, podendo ser verificada por ONGs, clínicas e pela prefeitura. Todos os animais castrados são chipados.

Para participar é necessário entrar em contato com os grupos de protetores através de suas páginas no Facebook: Ajapra, Gang dos Patinhas, Ame Bicho e Bigodes e Ronrons ou pelos telefones divulgados abaixo. Famílias com renda de até cinco salários mínimos podem fazer a inscrição do seu animal de estimação. Moradores de área rural que desejam castrar cães e gatos podem ter acesso à ficha através da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

ONGs credenciadas no Programa de Castração
*Ajapra – 98874-9920