Categorias



Programa de arborização chega à Marechal Deodoro

20/07/2017 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Obras - Tags: arvores replantio

Na manhã desta quinta-feira (20) funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul plantaram mais de 20 mudas de árvore da espécie extremosa ao longo da Rua Marechal Deodoro, uma das principais ruas do Centro. Foi mais uma etapa do Programa Municipal de Arborização que já plantou 500 mudas e tem como meta final cultivar 3 mil novas árvores na cidade.

A ação foi acompanhada por munícipes que elogiaram a iniciativa. “Que bacana isso. Sempre achei que Jaraguá do Sul precisava ter mais árvores já que muitas foram arrancadas ou caíram. É muito bacana essa ideia do replantio. Espero que logo, logo nossas ruas ganhem uma cara nova quando essas árvores começarem a florescer”, comentou o morador da Vila Lenzi e instrutor de autoescola, Rafael Mota.

As espécies das mudas escolhidas para o programa de arborização de Jaraguá do Sul são extremosa branca; extremosas lilás; extremosas vermelhas; pata de vaca; canelinha; quaresmeiras; ipês amarelos; ipês roxos; sibipirunas; jacarandá mimosifolia e manacá.

Em comum esses tipos árvores tem como características suas raízes que crescem para baixo, sentido vertical, o que evita dados à tubulações e calçadas. “O que é bom para o trabalho de arborização urbana”, observou o secretário municipal de Obras, Onésimo Sell, que acompanhou o plantio. “São mudas de 1,80 metros de altura que atingem até 3 metros no máximo.

Outro que elogiou a iniciativa foi o empresário Wagner Issao Sakata. Descendente de japoneses ele aproveitou a oportunidade de sugerir a Onésimo também o plantio de cerejeiras na área urbana de Jaraguá. Conhecida pelas flores brancas, a árvore é um dos símbolos do Japão. “Gosto muito deste tipo de árvore que está sendo cultivado e que dá flores como ipê e manacá. Mas cerejeira também é muito bonito de se ver”, sorriu. Onésimo agradeceu a opinião de Sakata e prometeu analisar o pedido dele.


 






Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000