Proeva forma mais 885 amigos da água

28/11/2007 - Publicado por: Webmaster - Categoria: Meio Ambiente - Tags:

A cerimônia de formatura do segundo grupo deste ano do Programa de Educação e Valorização da Água acontece a partir das 19h do próximo dia 6, no Ginásio de Esportes Arthur Muller, onde 885 alunos receberão o certificado de conclusão do curso e a carteirinha Amigo da Água. A informação é do coordenador do Proeva, Carlos Mitsuo Kitamura, acrescentando que foram envolvidos estudantes de 20 escolas municipais e de duas da rede particular de ensino.O coordenador explica que o programa tem a finalidade de levar o tema água aos estudantes das turmas de 4º ano das unidades escolares de Jaraguá do Sul, visando à melhoria e à conservação da qualidade deste líquido fundamental para a vida. Para ele, a tentativa de sensibilizar a população sobre as questões referentes à água, ressaltando os aspectos voltados à proteção deste recurso é de grande relevância para a comunidade e ao meio ambiente. Neste sentido, Kitamura diz que a melhor estratégia é trabalhar com as crianças, pois elas levam estas informações para casa e acabam influenciando na mudança de hábitos dos adultos da família. De acordo com Kitamura, incluindo os alunos deste grupo, o Proeva totaliza a formatura de aproximadamente 3 mil amigos da água, desde que foi implantado em março de 2006. Realizado duas vezes por ano, o programa ocorre em 13 encontros ministrados por quatro estagiários de cursos do ensino superior abordando temas como: a importância da água, ciclo da água, infiltração da água no solo, mata ciliar, ecossistema, bioindicadores, doenças de veiculação hídrica, esgoto, prevenção ao desperdício e reaproveitamento de água. O Proeva é desenvolvido pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto/JS (Samae), em parceira com a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e a Secretaria de Educação, com apoio da empresa Malwee Malhas.