Procon lança Selo Amigo do Consumidor

17/03/2014 - Publicado por: Clarissa Borba - Categoria: Procon - Tags: procon selo amigo consumidor semana

Durante a coletiva de imprensa concedida pelo Procon na manhã desta segunda-feira (17), o diretor do órgão, Luís Fernando Almeida, lançou o Selo Amigo do Consumidor, que marca o início da Semana do Consumidor. Estiveram presentes, além dos órgãos de imprensa, o prefeito de Jaraguá, Dieter Janssen, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Schiewe, o diretor de serviços e SPC da CDL, Marcelo Nasato, e o procurador-geral do Município, Raphael Rocha Lopes.

Almeida explicou que a marca tem por objetivo identificar ao consumidor as lojas e empresas que cumprem o Código de Defesa do Consumidor e que não têm nenhuma ação julgada em definitivo pelo Procon. As empresas terão de passar por capacitação, requerer formalmente o selo e apresentar documentos, como certidões negativas, alvará de funcionamento, contrato social, entre outros. Haverá uma comissão organizada pelo Procon que analisará a documentação e concederá ou não o selo. A marca poderá ser exposta na loja e utilizada em material publicitário da empresa. A capacitação aos lojistas e prestadores de serviço ocorre nesta terça-feira (18), às 19 horas, no auditório da CDL (Cejas). O presidente da CDL estima que aproximadamente 200 lojistas participarão desta primeira capacitação. Na pauta da capacitação, assuntos do dia-a-dia do consumidor e do lojista, como emissão de nota fiscal, garantia dos produtos, preço no produto e assistência técnica.

“Valorizar o bom comércio. Aquele que atende as necessidades do consumidor, não só no momento da venda, mas, principalmente, após a venda. É isso que queremos com o Selo Amigo do Consumidor”, complementou o presidente da CDL, Eduardo Schiewe. Ele afirma que a maioria dos lojistas jaraguaenses já atende o Código de Defesa do Consumidor e que terão nesta marca uma oportunidade de divulgar melhor isso. O selo deve ser emitido ainda neste mês.

Segue abaixo a programação da Semana do Consumidor (17 a 21 de março), realizada devido ao Dia Internacional do Consumidor, 15 de março.

Dia 18/3 – terça-feira – 19 horas – Palestra de capacitação Selo Amigo do Consumidor – Auditório da CDL (Cejas) – para comerciantes interessados em ter o selo

Dia 19/3 – quarta-feira – 19 horas – Palestra “Direitos básicos do consumidor” - Auditório do Centro Universitário Católica SC – aberto à comunidade

Dias 20 e 21/3 – quinta e sexta-feira – durante o dia – Distribuição de cartilhas orientativas do Procon em vários pontos da cidade

Mais informações pelo telefone do Procon - (47) 3275-3237.

Abaixo imagem da cartilha orientativa do Procon e do Selo Amigo do Consumidor.