Categorias



Processo de compostagem será apresentado a cultivadores de hortas comunitárias

06/03/2020 - Publicado por: Emerson Gonçalves - Categoria: Agricultura - Tags: compostagem curso

Neste sábado (7), das 14 horas às 17 horas, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul promovem capacitação sobre os processos de compostagem. A iniciativa é voltada para as pessoas que hoje cultivam as 32 hortas comunitárias espalhadas em praticamente todos os bairros da cidade e mobilizam mais de 300 famílias no Município. A capacitação ocorre na Unidade de Produção de Mudas da própria Secretaria de Desenvolvimento Rural, ao lado do Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Daniel Peach, a compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na matéria-prima. “Além de proteger o ambiente, por produzir menos lixo orgânico, fazer compostagem ainda permite obter um produto de grande valor – o composto – que se pode colocar em vasos e canteiros pois é um ótimo fertilizante natural”, destacou.

Além da capacitação, a prefeitura também vai viabilizar a aquisição de composteiras que deverão ser distribuídas para as famílias que cuidam das hortas espalhadas pela cidade. “A princípio adquirimos 10 unidades (foto), mas já licitamos mais kits para atender toda nossa demanda”, adiantou o secretário.

 





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000