Categorias



Primeiro dia com poucos passageiros no transporte coletivo de Jaraguá do Sul

22/06/2020 - Publicado por: Gabriel Vieira - Categoria: Trânsito - Tags: corona covid coronavírus transporte

Equipes vão continuar monitorando fluxo nos próximos dias, para propôr aprimoramentos na operação

O primeiro dia do processo de retomada do transporte coletivo em Jaraguá do Sul registrou poucos incidentes e um número baixo de passageiros. De acordo com o levantamento feito pela Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) até às 15h, a queda no movimento foi de 85,77%, em comparação com o período antes da paralisação provocada pelo novo coronavírus. Foram 2600 ocupantes, sendo que no 9 de março o sistema de transporte jaraguaense registrou a movimentação de mais de 18 mil passageiros.

Logo cedo, o fiscal de terminal José Álvaro Moura já acompanhava a movimentação no Terminal Urbano, para garantir o cumprimento das regras de distanciamento necessárias para o uso dos ônibus. Segundo ele, o fluxo de passageiros no primeiro horário de pico foi relativamente tranquilo, com boa parte dos usuários se deslocando para bairros Vila Baependi e Centenário – por conta dos parques fabris – ou utilizando a linha que leva à Guaramirim.

Foi o caso de Nilson Pereira, que saiu do bairro Vila Lalau para ir ao bairro Corticeira, na cidade vizinha, pois precisava encontrar a irmã, que não via desde o início da pandemia. Ele afirma ter se surpreendido com a segurança dentro do transporte, com álcool em gel em todas as portas e distanciamento organizado pelo motorista. “No horário que subi no ônibus, percebi que estavam todos respeitando as normas, isso tranquiliza a gente, que depende do serviço”, afirmou.

Já a menor aprendiz Pâmela Cervinski, que veio até o terminal apanhar o ônibus que seguia para o bairro Jaraguá Esquerdo, a retomada do transporte vai permitir que ela também retome sua rotina de atividades. “O quê a gente sempre espera, claro, é que o embarque seja mais organizado, com os ônibus sendo limpos com mais frequência”, ressaltou.

O Diretor de Trânsito e Transportes, Gildo Martins de Andrade Filho, ressaltou que ocorreram incidentes que necessitaram da intervenção dos fiscais da DTT. “No embarque em uma empresa percebemos que um ônibus já estava lotado, mas o motorista continuava aceitando passageiros. Alguns dos usuários precisaram esperar um outro veículo para poderem embarcar”, ressaltou Andrade. Nos próximos dias, o fluxo de passageiros continuará sendo monitorado, o quê deve intensificar a troca de informações entre a empresa que opera o serviço e a Prefeitura de Jaraguá do Sul.





Jaraguá do Sul - SC - CNPJ: 83.102.459/0001-23 - Rua Walter Marquardt, 1111 - Barra do Rio Molha - 89259-565 - Caixa Postal 421 - Fone: (047) 2106-8000